O representante do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Piemonte da Diamantina, o Tecnólogo em Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento Básico, Almacks Luiz Silva, toma posse nesta quinta-feira (16) no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, como membro titular no segmento sociedade civil (Consórcios, Associações Intermunicipais ou Associações de Usuários). O Consórcio foi eleito no processo eleitoral para compor o colegiado para os próximos quatro anos (2021/2025).

O Consórcio é composto por oito municípios: Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba, Ourolândia, Saúde, Umburanas e Várzea Nova, sendo seis deles pertencem a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que é composta por seis estados: Minas Gerais, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, além do Distrito Federal.

Além de Almacks Luiz Silva, pela primeira vez um município dessa região se elegeu no seguimento Poder Público Municipal, sendo este o município de Ourolândia, eleito membro suplente do Comitê do São Francisco, que também tomará posse nessa quita-feira.

A Bacia do São Francisco possui 505 municípios nos seis estados. O Comitê é formado por 62 membros titulares e seus respectivos suplentes. A diretoria é formada por um presidente, um vice-presidente e um secretário que serão eleitos no dia 16, em Maceió (AL).

O jacobinense Almacks Luiz Silva está concorrendo ao cargo de secretário do Comitê do São Francisco em uma chapa de unificação, onde o presidente foi indicado pela região do Baixo São Francisco, o vice pela região do Alto São Francisco e o secretário (Almacks Luiz) pelas regiões do Submédio São Francisco (Bahia e Pernambuco) e do Médio São Francisco (Oeste da Bahia)

Presidente do Consórcio, o prefeito de Jacobina, Tiago Dias, destaca a importância do Comitê e a responsabilidade do Consórcio ser integrante deste Colegiado, tendo um secretário do estado da Bahia e do Piemonte da Diamantina para integrar esses municípios as políticas públicas de Recursos Hídricos, cada vez mais escasso no semiárido.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem