Depois de oito dias de uma verdadeira batalha contra o fogo no Parque Estadual das Sete Passagens (PESP), no município de Miguel Calmon, as chamas finalmente foram totalmente extintas. As chuvas que caem na região desde a tarde desta quinta-feira (21), inclusive em toda a área do parque, puseram um fim à devastação ambiental que teve inicio na manhã do dia 14 de outubro, na localidade de Covas, zona rural de Miguel Calmon, após uma ação criminosa.

Inicialmente, o incêndio foi combatido por moradores, guias turísticos e ambientalistas voluntários. Porém, as chamas avançaram rapidamente na vegetação seca, tomando proporções sem precedentes (veja imagens aéreas). Mesmo com o aumento no número de combatentes e todos os esforços das equipes, o fogo seguia avançando sobre as serras do PESP na divisa com o distrito de Itaitu, já adentrando ao município de Jacobina. Pelo caminho, o fogo deixou vários animais mortos ou afetados pela fumaça.

Com a chegada de aeronaves, bombeiros militares e brigadistas, a força-tarefa chegou a reunir quase 200 pessoas dos municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Morro do Chapéu, Jaguarari e Salvador. Outros dois aviões foram deslocados para a região, somando-se a outros dois que já desenvolviam ações de combate ao incêndio no parque. As aeronaves abasteciam os reservatórios com água no aeroporto de Jacobina e seguiam para despejar sobre o fogo, em idas e vindas constantes, por todo o dia. Ainda assim, as chamas avançavam.

Hoje, para alegria de todos os envolvidos na "guerra" contra o fogo, a chuva forte que caiu na região pôs um fim definitivo ao incêndio e a tragédia ambiental que devastou mais de 700 hectares no Parque Estadual das Sete Passagens. "Providência divina essa chuva, graças a Deus", disse feliz um leitor do Jacobina Notícias.

Prefeito agradece esforços

O prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião, o Caca, usou as redes sociais para agradecer a todos pelo empenho e por "Deus ter tomado o comando" enviando a chuva. 

"Há uma semana estava aqui no Parque das Sete Passagens, vendo o clarão vermelho, queimando as nossas matas, queimando a nossa vegetação. Exatamente oito dias depois, hoje, dia 21, nós estamos aqui com muita chuva no Parque das Sete Passagens. Agradecer a todos que fizeram muito por isso aqui, nós vamos ter um momento para saber agradecer a todos eles, mas em especial nesse momento agradecer a Deus que tomou o comando nesse momento. Um abraço e muito obrigado todos", disse Caca.

PESP confirma extinção do incêndio

Também pelas redes sociais, a administração do Parque Estadual das Sete Passagens confirmou o fim do incêndio e agradeceu "a todos que se empenharam" na luta pelo parque.

"O fogo está totalmente extinto. Nesse momento está chovendo no parque! Agradecemos a todos que se empenharam nessa luta em prol dessa nossa riqueza durante esses 8 dias, voluntários, bombeiros, brigadistas, pessoas que fizeram doações, orações, pedidos de intervenção. Muitíssimo obrigado!!!", agradeceu a gestão do parque.

Suspeito de causar o incêndio

Um homem de 27 anos, suspeito de ter provocado o incêndio florestal na localidade de Covas, foi preso um dia depois. Ele foi apontado por moradores como o autor da catástrofe ambiental que durou oito dias, exigindo esforços extremos de centenas de pessoas e recursos que ainda são calculados. 

O homem, que não teve o nome divulgado, foi conduzido para a delegacia em Miguel Calmon, onde prestou depoimento. Ainda não há informações se o homem foi indiciado pelo crime ambiental, e havia a suspeita de que ele tinha transtornos mentais.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem