Os educadores da rede de ensino do município de Jacobina, Centro-Norte baiano, têm muito a comemorar. Mesmo em um ano atípico, por conta da pandemia da Covid-19, e com, apenas, cerca de 10 meses da gestão do prefeito Tiago Dias, os avanços são perceptíveis.

Dados da Comissão Permanente de Acompanhamento (COPEA) apontam que em 2021, de janeiro a outubro, a Prefeitura Municipal de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, concedeu 242 avanços profissionais, tais como: mudança de nível, mudança de classe e gratificações por aprimoramento profissional, dentre outros.

A gestão encontrou 1.047 processos de progressões funcionais parados, pedidos datados de 2014 a 2020. A última gestão, 2017/2020, concedeu 128 direitos. Assim, a PMJ já conferiu, em menos de 10 meses, cerca de 90% a mais de direitos que nos últimos quatro anos.

“Foi a primeira vez, em muito tempo, que uma gestão concede avanços logo nos primeiros meses de governo, enquanto ainda se arruma a casa. Encontramos centenas de processos parados, mas estamos trabalhando para garantir esses direitos aos trabalhadores da Educação e já avançamos bastante”, garante o prefeito Tiago Dias.

Segundo Elizângela Marcelo, coordenadora da COPEA, depois de tentativas infrutíferas, finalmente o Município de Jacobina finalizou o primeiro Processo de Enquadramento da Educação. “Em 2016, essa ação foi iniciada, mas não teve prosseguimento. No ano de 2018 uma nova tentativa ficou sem conclusão. Só em agosto deste ano que, finalmente, a Prefeitura de Jacobina concedeu o Enquadramento de 20 para 40 horas, para alguns professores.”

Aquisição e distribuição de notebooks

Com investimento de mais de R$ 2 milhões, a PMJ adquiriu 700 notebooks para apoio do trabalho de professores, coordenadores e gestores da rede municipal de Educação. A empresa vencedora da licitação apresentou um modelo Dell e, até o momento, já foram entregues 200 equipamentos.

Para Alexsandra Cruz, secretária da Educação e Cultura do Município de Jacobina, os equipamentos contribuem com a qualidade pedagógica dos profissionais. “Será mais fácil planejar, executar e acompanhar as atividades profissionais. Isso, certamente, influenciará na qualidade do trabalho e bem-estar dos educadores”.

Professora da Escola Municipal Marcos Jacobina, no distrito de Caatinga do Moura, Tatiana Santos ressalta a importância da ação: “O notebook me auxiliará para um melhor desenvolvimento do meu trabalho. No início da pandemia, preparei e dei aulas em um celular com mais de três anos de uso. Essa conquista significa muito para mim e para todos os colegas. Agradeço a todos os responsáveis por essa conquista. A Educação é um fenômeno universal e precisa ser priorizada”.

Em breve, novos equipamentos serão entregues. “Estamos aguardando uma remessa com 50 notebooks. Os próximos equipamentos serão entregues seguindo a ordem alfabética das escolas. A decisão foi tomadas após conversar e ouvir diversas opiniões”, finalizou Alexsandra.

Plataforma de Ensino

Plataforma educacional focada na interação entre alunos e professores, a Jaconecta é uma ferramenta de apoio ao ensino remoto. Por meio da plataforma os professores podem registrar a frequência e notas dos alunos, enviar planejamentos semanais e relatórios, criar videoconferências, disponibilizar material didático e propor tarefas interativas, como avaliações, chats, jogos educativos e fóruns de discussões.

Para os alunos, a plataforma facilita a troca de conhecimento e de arquivos multimídia, além do acompanhamento da frequência escolar e notas auferidas nas disciplinas. Para os coordenadores e diretores a plataforma permite o acompanhamento e monitoramento das atividades. A plataforma já está implantada e em fase de capacitação dos profissionais.


Ascom  / PMJ

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem