O prefeito de Jacobina, Tiago Dias, anunciou, na última sexta-feira (22), a pavimentação asfáltica nas estradas vicinais que ligam a sede do município às localidades rurais de Grota do Brito e Cocho de Dentro (releia aqui). Assim que a intenção do prefeito foi anunciada, vários ambientalistas, guias turísticos e outros defensores do meio ambiente se posicionaram contrários.

As duas regiões são conhecidas pelo potencial ecológico e têm pontos de nascentes de rio, riachos e quedas d'água ainda bem preservadas. Por conta disso, os ambientalistas e organizações pela defesa do meio ambiente rechaçam a iniciativa do prefeito. Pelas redes sociais, um movimento intitulado "Asfalto Não" foi iniciado e ganha força com a participação de outros segmentos da sociedade.

O Jacobina Notícias apurou que, para os moradores de ambas as localidades, são urgentes e necessárias as melhorias que gerem uma melhor mobilidade. No entanto, segundo os relatos dos ambientalistas, a pavimentação com asfalto é agressiva e deve causar muitos impactos ambientais nas duas regiões.

Eles também criticaram a iniciativa unilateral da prefeitura sem um diálogo mais aprofundado, antes de ter autorizado o início das obras. Além disse, a falta de um estudo adequado sobre os impactos na região também foi questionada. Na visão das pessoas que são contrárias a pavimentação asfáltica, é possível melhorar as condições de acesso e mobilidade às localidades e gerar uma melhor qualidade de vida para os moradores, mas de maneira ecológica, sem agredir o meio ambiente.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem