Há exatos dois anos o Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, era reaberto para atendimento da população após ter ficado fechado por quase sete anos. Até o ano de 2013, quando foi fechado na gestão do então prefeito Rui Macedo, o Hospital Regional pertencia à gestão filantrópica, mas foi adquirido pelo município de Jacobina em 2019.

Durante cerimônia de reabertura, Jacobina recebeu a visita do ministro da Saúde da época, Henrique Mandetta, que foi recepcionado pelo prefeito da época, Luciano Pinheiro. O deputado federal Elmar Nascimento, que havia destinado mais de R$ 13 milhões em recursos via emenda parlamentar para que a reabertura do Vicentina Goulart se tornasse realidade, prestigiou toda a cerimônia. A tão esperada reabertura foi destaque inclusive nas emissoras de TV.

Inicialmente, a unidade realizou cirurgias eletivas e outros procedimentos médicos até que a pandemia da Covid-19 chegou. A partir daí, o hospital se tornou um centro de referência no atendimento e tratamento dos pacientes infectados pelo novo coronavírus, dispondo de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 10 de semi-intensivas. Recursos enviados pelo governo federal mantiveram a unidade em funcionamento desde então.

Todos os profissionais de saúde que passaram pelo Hospital Regional desenvolveram excelentes trabalhos em prol da vida, proporcionando mais chances aos pacientes diagnosticados com Covid-19. Muitos pacientes foram salvos pelas equipes e aparelhos disponíveis na unidade, inclusive pessoas vindas de vários outros municípios da Bahia, através de regulação.

Há sim bons motivos para a população jacobinense comemorar e relembrar, neste 20 de dezembro, a reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart. Muitos jacobinenses vieram ao mundo pelas mãos de profissionais no Vicentina Goulart.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem