A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jacobina, através do diretor de Comunicação, Mateus Carvalho, divulgou um vídeo seguido de "nota de esclarecimento" em que trata a reportagem sobre o posto de saúde da Matriz como uma "fake news".

No texto que acompanha o vídeo, a assessoria diz, de forma equivocada, que o forro da unidade de saúde não cedeu e que a reportagem do Jacobina Notícias teria tido como base "vídeos que circulam na internet". Ainda de forma equivocada, a nota da prefeitura classifica a reportagem de "disseminação de boatos e notícias falsas". Pessoas nomeadas em cargos da gestão municipal também compartilharam um áudio atribuído a um funcionário que teria retirado o forro.

A verdade

O que a assessoria da prefeitura não imaginava é que as imagens não circularam na internet, elas foram enviadas diretamente ao Jacobina Notícias por funcionárias do próprio posto de saúde da Matriz, no exato momento em que a água da chuva invadia a unidade pelo teto. Cansados de enfrentar o mesmo problema quando chove, um deles decidiu denunciar o caso à imprensa para que tivesse uma solução. O colaborador, que teme retaliação, não quis ser identificado. Neste sábado (29), ainda com receio, o servidor público preferiu se manter em silêncio quando procurado pela reportagem.

Ataques à imprensa

Não é novidade que assessores da Prefeitura de Jacobina atacam setores sérios da imprensa de Jacobina, principalmente alguns comunicadores do rádio. Dessa vez, lamentavelmente, o alvo foi o Jacobina Notícias. O motivo do ataque foi o fato de o portal exibir as imagens de dentro do posto feitas pelos próprios funcionários. Destaca-se que a reportagem não tem nenhum viés político, segue o padrão de seriedade e imparcialidade do portal, este conhecido e reconhecido pelos seus milhares de leitores. 

A reportagem trouxe um problema notório, já amplamente discutido e cobrado em emissoras de rádio e outros sites local, há meses.

A verdadeira fake news

A assessoria da prefeitura falta com a verdade ao dizer que não tinha conhecimento do problema, e transmitem informações falsas aos cidadãos através de uma página oficial, ao "brigar" com o conteúdo das imagens, fruto de denúncia de um servidor público cansado com o descaso, além de subestimar a população que tem conhecimento da existência do problema.

Finalmente, uma solução

Agora, quem sabe, o problema finalmente tenha uma solução. Assim todos os usuários da unidade de saúde, sejam eles cidadãos ou funcionários, terão mais tranquilidade. 

E nós, do Jacobina Notícias, teremos a sensação de dever cumprido, de objetivo alcançado: "transmitimos a voz e o pedido do povo aos que detém momentâneo poder".

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

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