A mineradora Yamana Gold emitiu uma nota à imprensa nesta quinta-feira (13) para tranquilizar a população de Jacobina quanto à segurança das suas barragens de rejeitos. O município registrou nove abalos sísmicos nas últimas 48 horas, o que gerou preocupação na população e na empresa.

Entre domingo (9) e esta quinta-feira (13), as estações sismográficas do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) captaram 11 tremores de terra em Jacobina. Os abalos mais fortes tiveram suas magnitudes preliminares calculadas em 2.0, 2.1 e 2.4 mR e foram sentidos por moradores da zona rural.

Ao Jacobina Notícias, o geofísico Eduardo Menezes, do LabSis, disse que são necessários estudos mais detalhados para se determinar as causas dos tremores. "Temos registrado com frequência esses eventos, precisa de um monitoramento local. Ainda aguardamos uma posição de autoridades locais e das empresas para esse estudo detalhado", explicou.

Na nota, enviada ao Jacobina Notícias, a Yamana Gold destacou que realiza "monitoramento regular e inspeções diárias" nas barragens e que nenhuma anomalia ou alterações foram identificadas durante as avaliações técnicas. 

Confira a nota na íntegra:

"A Jacobina Mineração/Yamana Gold - JMC tomou ciência, através do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), sobre os eventos sísmicos ocorridos esta semana em Jacobina. Importante lembrar que a JMC segue realizando monitoramento regular e inspeções diárias das suas barragens. Estas atividades são realizadas por equipes especializadas. Após inspeções geotécnicas realizadas nas barragens hoje (13/1), não foram identificadas anomalias ou alterações em decorrência dos eventos sísmicos ocorridos. A avaliação dos instrumentos de monitoramento também não indicou alterações e continuam com leituras normais.

As barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM)."

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem