Após um mês com números alarmantes de novas infecções, hospitais e pontos de testagem de Covid-19 lotados em Jacobina – devido a acelerada transmissibilidade da variante Ômicron do Sars-Cov-2 e da Influenza A – enfim, calmaria. É o que mostra o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (15/3), pela Secretaria Municipal da Saúde, que registra uma redução drástica no número de internamentos, de casos ativos e de pessoas sintomáticas que vão em busca do teste da Covid-19.

Um levantamento feito pelo Jacobina Notícias, com dados oficiais da Secretaria Municipal da Saúde, mostra que, desde o final de fevereiro, o município vem registrando uma queda acentuada em relação a novos casos da doença. Há pouco mais de um mês, Jacobina registrava 516 casos ativos de Covid-19 e tinha 333 pessoas com sintomas aguardando resultados de exames, enquanto que hoje contabiliza apenas 07 casos ativos e 04 esperando resultados do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Contudo, é importante lembrar das dolorosas consequências que o alto número de infecções pelo novo coronavírus impôs à sociedade jacobinense: vidas se foram, famílias e amigos perderam pessoas amadas e muitos lares estão enlutados pelas perdas irreparáveis que tiveram, vítimas da Covid-19. A pandemia vitimou 113 pessoas em Jacobina.

Boletim

Desde o início da pandemia, Jacobina registra 11.234 casos da doença, sendo que 11.114 estão recuperados e 07 permanecem ativos – todos em isolamento domiciliar. As 04 pessoas que aguardam resultados do Lacen estão internadas, sendo que uma delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

O município dispõe de 10 leitos de UTI Covid, todos no Hospital Regional Vicentina Goulart, e também recebe pacientes de outras regiões da Bahia. A taxa de ocupação hoje está em 50%.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem