O Rural Produtivo neste sábado (2/4), às 14h, visita uma associação de ovinocaprinocultura no município de Quijingue. O programa vai conhecer a Cachoeira Véu de Noiva em Jacobina, e mostrar o associativismo de um assentamento, em Ourolândia. Ainda tem a receita de camarão tropical ao requeijão cremoso e o som de Eduardo Dourado.

O Rural Produtivo é um programa onde os agricultores têm acesso a informações para ampliarem e diversificarem a produção e comercialização. O programa apresenta a realidade da agricultura familiar, incentivando o consumo de produtos agroecológicos, com apresentação aos sábados às 14h, e horários alternativos nas segundas-feiras, às 6h, e nas sextas-feiras, às 19h30.

Quijingue
 
No município de Quijingue, a Associação dos Pequenos Produtores do Povoado de Poço Dantas organiza e apoia os agricultores na produção e na melhoria do valor da venda de caprinos e ovinos. A associação recebeu capacitação técnica e manejo sanitário que preparam os agricultores para o período de estiagem, e ainda foram adquiridos animais reprodutores registrados, favorecendo e valorizando a ovinocaprinocultura na região, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida das famílias no seu lugar de origem.


Jacobina
 
O programa foi até o distrito de Itaitu, no município de Jacobina, conhecer as suas cachoeiras e belezas naturais. Dentre elas ganha destaque a Cachoeira Véu de Noiva, um dos pontos turísticos mais referenciados da região, atraindo turistas de todo território nacional. A estruturação do espaço aumentou o potencial ecoturístico, proporcionando aos visitantes contato direto com a natureza e conhecimento da cultura e da história do local, preservando o meio ambiente e proporcionando geração de renda às famílias locais.

Ourolândia
 
A equipe do Rural Produtivo visitou o assentamento Lagoa de Dentro, no município de Ourolândia, e mostra entidades que tiveram acesso à políticas públicas através do associativismo. As associações do assentamento receberam capacitação técnica através de oficinas, encontros e formações contínuas, que proporcionou empoderamento e fortalecimento das organizações comunitárias, resultando em captação de recursos, acesso ao crédito e editais, melhorando significativamente a sustentabilidade das famílias.
 
Ainda nesta edição, o programa mostra a receita de camarão tropical ao requeijão cremoso, feito pelo Chef de cozinha Bira Neves, e o forró do cantor Eduardo Dourado.
 

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e será exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h, e às sextas-feiras, às 19h30, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO

'Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (02), às 14h. 
Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h, e sextas-feiras, às 19h30.
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no 
www.tve.ba.gov.br/tveonline

Ascom / SDR / CAR

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem