Os militares russos disseram nesta terça-feira (1º) que realizarão ataques contra instalações em Kiev, alertando os civis que vivem perto das áreas a saírem. Segundo eles, os alvos seriam a Agência de Segurança de Estado e o 72º Centro Principal para Informações e Operações Psicológicas em Kiev,

Após o aviso, no entanto, houve ataque a uma torre de TV em Kiev — como revelam fotos e vídeos postados em redes sociais que foram geolocalizados e verificados pela CNN. No Telegram, o ministro do Interior confirmou o ataque com mísseis à torre.

Ainda não está claro se os ataques à torre miravam rlxas agências mencionadas. Enquanto isso, um comboio russo com mais de 64 quilômetros de comprimento está se aproximando da capital da Ucrânia.

Ainda no início desta terça-feira (1º), os militares russos ainda atacaram outras cidades como Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, e Mariupol, uma cidade portuária no sul.

Ataques em Kharkiv

Pelo menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um ataque com foguetes na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um post do Telegram nesta terça-feira (1°).

A explosão atingiu o prédio da Administração Estatal Regional do governo, de acordo com vídeos do incidente postados pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (MOFA) e funcionários do governo. Os vídeos foram publicados também na terça-feira, no horário local, e foram verificados pela CNN.

O edifício da Administração Estatal Regional abriga escritórios do governo local. Ele está localizado na “Praça da Liberdade” – a praça principal de Kharkiv e um marco arquitetônico.

Segundo o serviço de emergência local, oito equipes trabalham no resgate das vítimas. “Há oito esquadrões de resgate de emergência no local trabalhando, com 80 funcionários e voluntários separando os destroços, arrastando-os para encontrar os feridos e os mortos. O trabalho continua”.

“A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário. Mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são atingidas por seus mísseis”, tuitou o Ministério do Interior, que compartilhou um vídeo mostrando o ataque.

Um vídeo separado postado por Kostiantyn Nemichev, chefe do Estado-Maior de Defesa de Kharkiv, mostrou as consequências do suposto ataque, incluindo o interior do prédio que foi reduzido a escombros.

O edifício da Administração Estatal Regional abriga escritórios do governo local. Ele está localizado na “Praça da Liberdade” – a praça principal de Kharkiv e um marco arquitetônico.

Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, também compartilhou um vídeo em sua conta oficial do Telegram, gravado na rua na Praça da Liberdade. O vídeo mostra o local da explosão e os destroços no solo onde ficava o prédio da Administração Estatal Regional de Kharkiv.

Ataques em Mariupol

O prefeito de Mariupol, na Ucrânia, disse na manhã desta terça-feira que a cidade portuária do Sul estava sob bombardeios constantes que mataram civis e danificaram a infraestrutura, enquanto a Rússia iniciava o sexto dia de sua invasão, de acordo com a agência de notícias Reuters.

“Tivemos bairros residenciais bombardeados por cinco dias. Eles estão nos atacando com artilharia, estão nos bombardeando com GRADS, estão nos atingindo com forças aéreas”, disse Vadym Boichenko em uma transmissão ao vivo pela TV ucraniana.

Fonte: CNN Brasil

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem