A mineradora Yamana Gold - Jacobina Mineração e Comércio (JMC), informou na noite desta terça-feira (26/4), através de nota enviada ao Jacobina Notícias, que uma sirene de emergência foi acionada acidentalmente na região da comunidade de Malhadinha, zona rural de Jacobina. O equipamento é usado para alertar a população em caso de rompimento de barragem ou risco de acidentes similares.

A empresa desenvolve treinamento com colaboradores e simulação com as comunidades, em conjunto com órgãos fiscalizadores e de controle. Diversas sirenes e placas com orientações para áreas de fuga foram instaladas na zona rural e urbana de Jacobina. As populações destas localidades foram orientadas e entendem que o disparo da sirene representa um alerta importante. 

Ao serem acionadas, os moradores imediatamente devem seguir as orientações de segurança passadas durante os treinamentos e buscar um local seguro. No entanto, o alerta de hoje foi apenas uma falha.

Confira a nota na íntegra:

Jacobina, 26 de abril de 2022 - A Jacobina Mineração / Yamana Gold informa que hoje (26), por volta das 18h, houve um acionamento da sirene de emergência localizada na comunidade de Malhadinha, em virtude de curto circuito no momento da manutenção realizada por empresa terceirizada. O disparo acidental teve duração de alguns segundos e o botão de emergência logo foi desacionado pelos técnicos. A comunidade foi informada, imediatamente, que o acionamento foi acidental.

Reforçamos que as barragens continuam seguras, operando normalmente e com declaração de condição de estabilidade validada junto à Agência Nacional de Mineração (ANM).

A JMC continua à disposição para esclarecimentos, informações e dúvidas por meio dos canais oficiais: Ouvidoria 0800 071 3230 (24h por dia) ou pelo e-mail jmcfaleconosco@yamana.com.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem