A prefeitura de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, anunciou, nesta quarta-feira (6), que começa a pagar, a partir deste mês, o piso salarial nacional para os professores da rede municipal da cidade. Com isso, o salário dos professores passa a ser de R$ 3.845,63 para uma jornada de 40h semanais.

O reajuste foi autorizado e publicado no Diário Oficial da prefeitura e será retroativo ao mês de janeiro.

O percentual de reajuste chega a 33% para os professores que ganhavam abaixo do piso nacional da categoria e de 5% para os demais professores. A prefeitura também autorizou o reajuste de 5% para os demais servidores municipais, tanto para os trabalhadores ativos como para inativos e pensionistas.

Além do reajuste para os servidores, a prefeitura entrou, através da Procuradoria Geral (PGM), com uma ação na Justiça pedindo a suspensão imediata da greve. A gestão diz que o movimento é “ilegal e abusivo”.

No podido, em caráter liminar, a prefeitura pede urgência para que a categoria restabeleça de imediato as atividades paralisadas, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 200 mil.

A prefeitura pede ainda para que a Secretaria Municipal da Fazenda bloqueie repasses feitos ao sindicato para garantir o pagamento das multas em caso de descumprimento da medida, além do desconto dos dias não trabalhados pelos servidores faltosos que aderiram à greve.

Sindicato mantém greve

Os 5% de reajuste não foram aceitos pela categoria, que após assembleia, realizada na tarde desta quarta-feira, decidiu manter a paralisação.

O sindicato diz que até às 20h desta quarta-feira nenhuma ação referente ao tema havia sido protocolada, e acusa a prefeitura de mentir sobre o tema para enfraquecer o movimento.

Ocupação de prefeitura

Parte dos professores da rede municipal de Feira de Santana ocuparam a sede da prefeitura do município na quinta-feira, após decidirem pela greve. O grupo deixou o local um dia depois após uma liminar da Justiça. A ocupação teve registros de diversos registros de ação truculenta de guarda municipais contra professores.

Na manhã de sexta, os professores divulgaram novas imagens da confusão.

Mesmo com as imagens de testemunhas que estavam dentro da sede da prefeitura, a gestão municipal informou que não houve excessos por parte da Guarda Municipal, e que os agentes teriam agido da forma que deveriam. No site oficial, a prefeitura ainda divulgou a imagem de um agente da guarda municipal que teria sido agredido com uma cotovelada no rosto durante a ação contra os professores.

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem