A Rússia anunciou nesta quarta-feira (20) que testou seu novo míssil balístico intercontinental Sarmat. Essa arma estratégica tem capacidade nuclear e o presidente russo, Vladimir Putin, disse que, por não ter igual no mundo, que dará motivos para "pensar duas vezes" àqueles que tentam ameaçar a Rússia.

Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

Trata-se de uma arma única, que reforçará o potencial militar das nossas Forças Armadas, vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas e vai fazer aqueles que ameaçam nosso país com uma retórica desenfreada e agressiva pensarem duas vezes, declarou Putin, após o anúncio televisivo do teste balístico.

Em um comunicado, o Ministério da Defesa da Rússia disse que o Sarmat foi disparado de um lançador de silo às 15h12, horário de Moscou e as ogivas de treinamento atingiram um local de teste em Kamchatka, no Oceano Pacífico, a uma distância de quase 6.000 km (3.700 milhas).

“O Sarmat é o míssil mais poderoso com o maior alcance de destruição de alvos do mundo, o que aumentará significativamente o poder de combate das forças nucleares estratégicas de nosso país”, afirmou o ministério.

Segundo Putin, o Sarmat é capaz de "derrotar todos os sistemas antiaéreos modernos". Esta arma faz parte de uma série de outros mísseis apresentados em 2018 como "invisíveis" por Vladimir Putin. Entre eles estão os mísseis hipersônicos Kinjal e Avangard.

Em março, Moscou afirmou ter utilizado o Kinjal pele primeira vez contra alvos na Ucrânia.

A distância atingida pelo míssil é de, aproximadamente 5.800 km, ou seja, esse é um número superior à distância que existe entre o extremo sul e o extremo norte brasileiro (aproximadamente 4.100 km).

Fonte: g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem