No mundo todo, há cerca de 2,5 bilhões de pessoas que são adeptas do mercado de jogos online. Na indústria do entretenimento, são os jogos que ocupam o maior espaço, mais que os mercados musical e cinematográfico juntos. Atualmente, estima-se que o mercado de jogos digitais movimente mais de 160 bilhões de dólares em todo o mundo. Até 2023, essa marca deverá chegar aos 200 bilhões de dólares.

Desde 2019, o número de jogadores tem crescido exponencialmente. A Twitch, uma plataforma de streaming de jogos ao vivo, cresceu mais de 80% de 2019 até agora. Os e-sports estão se consolidando e se tornando uma profissão. Torneios e campeonatos de e-sports são cada vez mais frequentes em todo o mundo, atraindo patrocinadores e movimentando a economia.

Estilos, gêneros, segmentos e nichos

Hoje podemos encontrar jogos criados para computadores, para celulares, para serem jogados online ou para serem baixados e instalados no dispositivo. Videogames, RPG, cassinos... são cada vez mais categorias e modelos diferentes. 

Um dos estilos mais populares talvez sejam os jogos baseados em filmes e séries. A cada lançamento cinematográfico, sai uma nova produção no mercado de jogos. Fãs de franquias de super-heróis, de séries e produções contínuas não abrem mão de adquirir jogos baseados em seus ídolos dos cinemas. É uma oportunidade para estarem imersos no universo e nas personagens de suas produções favoritas.

Os jogos de cassino são, também, incrivelmente populares no ambiente online. Plataformas como a VegasSlots selecionam slots machines grátis pela internet. Existem jogos de poker, blackjack, roleta e vários outros que atraem jogadores de todas as idades. 

A realidade virtual, por sua vez, é outra modalidade que vem ganhando espaço e atraindo jogadores. Apesar de ser uma tecnologia de maior custo e, por isso, ainda não tão popular, já podemos ver adeptos desses jogos espalhados pelo país e pelo mundo. Já existem no mercado mais de 500 jogos compatíveis com a tecnologia VR (realidade virtual) e mais de 30 modelos diferentes de dispositivos para acessá-los. Os dispositivos que fazem essa modalidade acontecer são os óculos desenvolvidos para esse fim. São compatíveis com computadores, celulares, consoles e aparelhos de videogame. 

Mobile

O setor de jogos para dispositivos móveis é o que mais apresenta sinais de crescimento acelerado. Se o mercado de jogos como um todo está crescendo, o nicho mobile é um fenômeno em perspectiva de avanço. Segundo uma pesquisa da Newzoo, plataforma de análises de jogos digitais e e-sports, o segmento mobile cresce cerca de 4,5% ao ano — com tendência a aumentar.

No ano passado, o mercado de jogos para dispositivos móveis movimentou cerca de 90,7 bilhões de dólares. Para se ter ideia da dimensão desse segmento, o número estimado pela pesquisa representa mais da metade do mercado mundial de jogos. Praticamente todas as empresas desenvolvedoras de jogos digitais estão investindo no mercado mobile — muitas, inclusive, já o fizeram.

Uma grande expectativa dos investidores e entusiastas desse setor é a inclusão da tecnologia 5G. Essa tecnologia significa uma grande evolução — ou até mesmo uma revolução — no mercado dos jogos digitais, especificamente os jogos para dispositivos móveis. A implementação da 5G representará uma ainda maior popularização dos jogos para celulares.

Gamificação


O sucesso dos jogos é tão grande que suas dinâmicas passaram a ser aplicadas em outras áreas da vida social cotidiana. O conceito de Gamificação (do inglês Gamification) surgiu como uma forma de implementar a mecânica de jogos nos negócios, na aprendizagem, e na vida social como um todo. 

O pontapé inicial desse conceito foi uma pesquisa norte-americana que identificou que todos os jogos, independentemente de gênero, modalidade, indicação de faixa etária e outros fatores, têm quatro características básicas: meta, regras, sistema de feedback e participação voluntária. A partir disso, essas quatro características puderam ser implementadas em diferentes sistemas.

Empresas têm criado um ambiente lúdico em seus escritórios, envolvendo as quatro características e a dinâmica dos jogos. Até mesmo na saúde existem aplicativos que criam essa dinâmica para incentivar e acompanhar um exercício físico, por exemplo. A tendência é vermos esse conceito aplicado a cada vez mais áreas. O sucesso do mercado de jogos não parece ter uma parada próxima, acompanhamos uma constante evolução, por ainda bastante tempo.

Jacobina Notícias / Foto: Pixels

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem