Banner AGES

Banner ENGIE


No mundo todo, há cerca de 2,5 bilhões de pessoas que são adeptas do mercado de jogos online. Na indústria do entretenimento, são os jogos que ocupam o maior espaço, mais que os mercados musical e cinematográfico juntos. Atualmente, estima-se que o mercado de jogos digitais movimente mais de 160 bilhões de dólares em todo o mundo. Até 2023, essa marca deverá chegar aos 200 bilhões de dólares.

Desde 2019, o número de jogadores tem crescido exponencialmente. A Twitch, uma plataforma de streaming de jogos ao vivo, cresceu mais de 80% de 2019 até agora. Os e-sports estão se consolidando e se tornando uma profissão. Torneios e campeonatos de e-sports são cada vez mais frequentes em todo o mundo, atraindo patrocinadores e movimentando a economia.

Estilos, gêneros, segmentos e nichos

Hoje podemos encontrar jogos criados para computadores, para celulares, para serem jogados online ou para serem baixados e instalados no dispositivo. Videogames, RPG, cassinos... são cada vez mais categorias e modelos diferentes. 

Um dos estilos mais populares talvez sejam os jogos baseados em filmes e séries. A cada lançamento cinematográfico, sai uma nova produção no mercado de jogos. Fãs de franquias de super-heróis, de séries e produções contínuas não abrem mão de adquirir jogos baseados em seus ídolos dos cinemas. É uma oportunidade para estarem imersos no universo e nas personagens de suas produções favoritas.

Os jogos de cassino são, também, incrivelmente populares no ambiente online. Plataformas como a VegasSlots selecionam slots machines grátis pela internet. Existem jogos de poker, blackjack, roleta e vários outros que atraem jogadores de todas as idades. 

A realidade virtual, por sua vez, é outra modalidade que vem ganhando espaço e atraindo jogadores. Apesar de ser uma tecnologia de maior custo e, por isso, ainda não tão popular, já podemos ver adeptos desses jogos espalhados pelo país e pelo mundo. Já existem no mercado mais de 500 jogos compatíveis com a tecnologia VR (realidade virtual) e mais de 30 modelos diferentes de dispositivos para acessá-los. Os dispositivos que fazem essa modalidade acontecer são os óculos desenvolvidos para esse fim. São compatíveis com computadores, celulares, consoles e aparelhos de videogame. 

Mobile

O setor de jogos para dispositivos móveis é o que mais apresenta sinais de crescimento acelerado. Se o mercado de jogos como um todo está crescendo, o nicho mobile é um fenômeno em perspectiva de avanço. Segundo uma pesquisa da Newzoo, plataforma de análises de jogos digitais e e-sports, o segmento mobile cresce cerca de 4,5% ao ano — com tendência a aumentar.

No ano passado, o mercado de jogos para dispositivos móveis movimentou cerca de 90,7 bilhões de dólares. Para se ter ideia da dimensão desse segmento, o número estimado pela pesquisa representa mais da metade do mercado mundial de jogos. Praticamente todas as empresas desenvolvedoras de jogos digitais estão investindo no mercado mobile — muitas, inclusive, já o fizeram.

Uma grande expectativa dos investidores e entusiastas desse setor é a inclusão da tecnologia 5G. Essa tecnologia significa uma grande evolução — ou até mesmo uma revolução — no mercado dos jogos digitais, especificamente os jogos para dispositivos móveis. A implementação da 5G representará uma ainda maior popularização dos jogos para celulares.

Gamificação


O sucesso dos jogos é tão grande que suas dinâmicas passaram a ser aplicadas em outras áreas da vida social cotidiana. O conceito de Gamificação (do inglês Gamification) surgiu como uma forma de implementar a mecânica de jogos nos negócios, na aprendizagem, e na vida social como um todo. 

O pontapé inicial desse conceito foi uma pesquisa norte-americana que identificou que todos os jogos, independentemente de gênero, modalidade, indicação de faixa etária e outros fatores, têm quatro características básicas: meta, regras, sistema de feedback e participação voluntária. A partir disso, essas quatro características puderam ser implementadas em diferentes sistemas.

Empresas têm criado um ambiente lúdico em seus escritórios, envolvendo as quatro características e a dinâmica dos jogos. Até mesmo na saúde existem aplicativos que criam essa dinâmica para incentivar e acompanhar um exercício físico, por exemplo. A tendência é vermos esse conceito aplicado a cada vez mais áreas. O sucesso do mercado de jogos não parece ter uma parada próxima, acompanhamos uma constante evolução, por ainda bastante tempo.

Jacobina Notícias / Foto: Pixels

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem