Ao menos quatro cachorros foram mortos por envenenamento na cidade de Quixabeira esta semana: dois deles no domingo (7/8) e outros dois na segunda-feira (8/8), todos no período da noite.

De acordo com a veterinária Ingryd Aguiar Amorim, em dois casos o método utilizado para matar os cães foi o envenenamento popularmente chamado de "bola", que é quando se usa um alimento com algum tipo de veneno junto, geralmente o chumbinho. Os animais ingerem a comida envenenada e acabam morrendo.

O crime de mais-tratos em Quixabeira repercutiu nas redes sociais e em toda a região. Os moradores da cidade estão revoltados com a ação criminosa contra os cachorros e pedem que providências sejam tomadas pelas autoridades.

Crime 

De acordo com o artigo 32 do Código Penal Brasileiro, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou envenenar animais silvestres ou domésticos é crime. A punição prevista varia de três meses a um ano de prisão e multa para o autor da ação.

O responsável pode ser enquadrado em vários crimes como Crueldade contra Animais (Lei 3688/41, art. 64 e Lei 9605/98, art. 32).

No caso da venda do chumbinho, o crime é Con­tra a Saúde Pública (art. 273 parágrafo 1º-B, inciso I e IV do Código Penal). Neste caso, a pena é de reclusão de 10 a 15 anos de prisão.

Informações do blog Ril de Beto

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem