Já está agendado para o dia 9 de setembro o segundo exercício do Simulado de Barragem da JMC Yamana Gold voltado para o público externo. Esta ação cumpre uma condicionante legal para validação do PAEBM (Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração) e será realizada com apoio do Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e órgãos de Defesa Civil de Jacobina e do estado.

O primeiro simulado externo foi realizado pela Yamana em 2019 e envolveu cerca de três mil pessoas. Em função das restrições impostas pela pandemia, somente este ano a empresa pode voltar a incluir a ação no calendário. A expectativa é a de que cerca de 8 mil pessoas participem do exercício.

Para manter a comunidade bem informada e estimular a participação no dia programado, a empresa inicia hoje uma agenda de 12 reuniões em bairros localizados na chamada ZAS (Zona de Autossalvamento) – confira o cronograma completo ao final do texto. O objetivo é esclarecer dúvidas e orientar os moradores sobre os protocolos que devem ser seguidos em uma situação de emergência.

O gerente-geral da JMC Yamana Gold, Edvaldo Amaral, faz questão de tranquilizar a população e convida os moradores a participarem das reuniões. “Já realizamos uma série de atividades preparatórias, incluindo seminário, teste de sirenes, simulados internos e instalação de placas de sinalização. Agora vamos compartilhar esse cuidado com a comunidade e mostrar que estamos preparados para garantir a segurança das pessoas na hipótese de um eventual acidente”, esclarece.

“Nossas barragens continuam seguras, com pleno atendimento aos requisitos técnicos exigidos pela legislação do setor. Seguindo os princípios da cultura de prevenção já praticada pela Yamana, os protocolos incluem, ainda, o monitoramento constante da segurança da barragem e os controles ambientais necessários para uma atuação responsável e transparente”, reforça o coordenador de Barragem Lucas Vidal.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem