Familiares de um jovem que foi vítima de acidente de moto usaram as redes sociais para falar a versão deles sobre um vídeo feito no Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho (HMATS), em Jacobina, em que um técnico de enfermagem aparece realizando um procedimento cirúrgico no paciente (matéria aqui).

Segundo João Paulo, que é irmão da vítima, o jovem teve parte da perna decepada no acidente e não no hospital. Ainda de acordo com a versão da família, médico cirurgião Dr. Bruno teria tido uma queda de pressão arterial quando finalizava a cirurgia e, por esse motivo, o técnico de enfermagem finalizou o procedimento no paciente.

Ouça abaixo:

No entanto, uma imagem vazada que foi compartilhada na internet mostra uma espécie de serra sobre a cama e um pedaço do que seria osso da perna do paciente. O renomado médico Dr. Manoel Inácio Paz Júnior, conhecido como Doutor Tuca, que é ex-diretor do HMATS, desmentiu a versão de que o procedimento teria sido um caso isolado, que aconteceu apenas porque o médico "passou mal" e afirmou que era frequente a realização de cirurgia por parte do técnico de enfermagem em questão.

O médico explicou ainda que, mesmo havendo uma amputação do membro em um acidente, os ossos ficam tão danificados que é necessário fazer outra amputação mais acima, como uma espécie de correção. Dr. Tuca disse ainda que todos os médicos sabem desse procedimento e que não mudava absolutamente nada o fato de que parte da perna foi decepada no acidente, pois uma nova amputação teve que ser feita.

Em entrevista ao jornalista Maurício Dias, da Rádio Clube FM, Dr. Tuca disse que durante sua gestão como diretor na unidade, proibiu o técnico de realizar procedimento cirúrgico e levou o caso ao conhecimento do prefeito Tiago Dias (PCdoB). Ao saber das irregularidades no hospital, o prefeito, de acordo com o médico, lhe causou espanto ao responder: "Se o técnico consegue fazer a cirurgia às vezes é até melhor que o próprio médico".

Mesmo com a conivência do prefeito Tiago Dias, doutor Tuca contou que não aceitou e afastou o técnico de enfermagem. No entanto, após seu pedido de demissão, juntamente com sua filha, a médica Dra. Manuela, que aconteceram em solidariedade aos colegas que foram mandados embora em uma demissão em massa, os procedimentos irregulares no HMATS voltaram a acontecer. 

Tais irregularidades no centro cirúrgico do hospital teria motivado um anestesista a filmar e denunciar o técnico realizando cirurgia.

Assista:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem