HISTÓRIA DE JACOBINA


A história de Jacobina data dos primórdios do século XVII, quando houve o início do desbravamento do território por aventureiros em busca de ouro. Foram os primeiros povoadores da região Melchior Dias Moreira, Antônio Brito Correia e, mais tarde, os Guedes de Brito. Estes últimos, acompanhados de vários colonos e escravos, dedicaram-se a agricultura e à criação de gado.

O desenvolvimento destas atividades e a alta produção de ouro das minas determinaram a criação de um arraial à margem do Itapicuru-Mirim, onde, rápida mas desorganizadamente, reuniu-se uma população bastante heterogênea.

O QUE SIGNIFICA JACOBINA


Da linguagem indígena “Campo vasto”, Jacobina se abre em meio a grandes paredões, serras auríferas e grutas, em meio às águas límpidas dos lagos, rios e variadas cachoeiras. Rico também é o patrimônio histórico e cultural desta que é a “Cidade do Ouro”; herança dos tempos de exploração das minas, que atraíam os bandeirantes paulistas no início do século XVII.

TURISMO EM JACOBINA


Itaitu – Localizado a aproximadamente 27 km da sede de Jacobina, seu nome significa “Pedra Grande”, o mesmo se tornou distrito em 1911. É rico pelas belezas naturais apresentando um conjunto de Cachoeiras como Véu de Noivas, Arapongas, Piancó e suas mais de 20 quedas d’água, com a prática de esportes de aventura e casas de herança colonial.

Grota do Brito – é uma região que fica a 5 km da sede, onde apresenta diversos atrativos naturais como as Cachoeiras dos Amores, Brito, Viúva, Leões e o Pico do Jaraguá que tem uma vista panorâmica da sede, com seus quase 1000 m de altitude acima do nível do mar.

Caatinga do Moura – passou a ser distrito em 01/06/1944, fica localizado a 45 km da Sede, tem como potencialidade a agricultura como a produção de Doces de banana e goiaba; e o turismo, possuindo casarios tombados pelo IPHAN, sítios arqueológicos e festejos tradições.

O QUE FAZER EM JACOBINA


Cachoeira dos Alves – Localizada a 17 km da sede de Jacobina com trilha de 500 m, de fácil acesso com área para banho.

Itapeipu – localizado a 33 km de Jacobina, é uma vila que se tornou distrito a partir de 1928, sendo sede de importantes cartórios também apresenta um conjunto de serras e se destaca pelas questões culturais, museu e antigos casarios.

Parque Natural da Macaqueira – Situado dentro da cidade de Jacobina, com um Cânion de mais de 3 km de extensão, dentro dos paredões de mais de 150 m de altura. Com diversos atrativos (como a Toca da Areia) e a primeira usina de energia das cidades, além, diversos poços de banhos e barragens.

Estância Ecológica dos Bandeirantes – A 5 km de Jacobina, com trilha dentro de um resquício de Mata Atlântica. Ótima para quem ama fazer observação da fauna e flora local.

CACHOEIRAS DE JACOBINA


  • Cachoeira dos Alves
  • Cachoeira Véu de Noiva
  • Cachoeira das Arapongas
  • Cachoeira do Piancó
  • Cachoeira do Brito
  • Cachoeira dos Amores
  • Cachoeira do Aníbal

Foto: Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem