Descubra qual tipo de empréstimo é melhor para você: o consignado ou com garantia de veículo

Na hora de fazer um empréstimo, seja ele consignado ou com garantia de veículo, é preciso pesquisar muito bem as opções e analisar as suas condições financeiras. Do contrário, o que era para ser uma solução acaba se tornando um problema maior ainda. 

Mas, se bem utilizado, um empréstimo pode impulsionar seus projetos e te ajudar a realizar sonhos. Com organização, planejamento e uma dose de disciplina, você pode tirar ótimo proveito de um dinheiro extra.

Entre o empréstimo consignado e o empréstimo com garantia de veículos existem diferenças significativas que precisam ser levadas em consideração. A questão principal é que cada um destes empréstimos possui uma especificidade, e só algumas pessoas vão se enquadrar nelas.

A seguir, conheça os pontos positivos e negativos de cada um destes tipos de empréstimos e decida se você prefere o consignado ou com garantia de veículo.

Empréstimo Consignado: o que é?

O empréstimo consignado é muito popular entre a terceira idade, e isto tem um motivo importante. É que para conseguir um empréstimo consignado você precisa se enquadrar em alguma destas condições:

No empréstimo consignado não é necessário fazer o pagamento por meio de boletos bancários. O valor da parcela será descontado diretamente do seu salário ou benefício previdenciário. 

O fato de ser debitado em conta diretamente do salário ou pensão traz benefícios e desvantagens. Infelizmente, muitas pessoas acabam acumulando mais de um empréstimo consignado, o que faz com que sobre muito pouco do salário para as despesas mensais.

Diversas empresas agem de má fé, ao oferecer repetidamente empréstimos para pessoas idosas e desfavorecidas que não possuem plena consciência das consequências que este empréstimo terá nas suas finanças.

No entanto, isto não é unanimidade, e existem também empresas idôneas que fornecem empréstimos com condições justas e que não tiram proveito de pessoas em necessidade.

Como o valor da parcela não poderá ser superior a 35% do valor do benefício ou salário, o valor disponibilizado, a quantidade de parcelas e as taxas de juros vão depender da comprovação de renda e do score de crédito da pessoa que solicitou o empréstimo. 

Vantagens do empréstimo consignado

  • Por ser descontado diretamente do salário, não é possível esquecer de pagar as parcelas, o que poderia gerar mais custos;
  • Como a instituição que está emprestando o dinheiro possui a garantia de pagamento, os juros costumam ser mais baixos do que os empréstimos que não são consignados;
  • É uma opção para pessoas com baixo score de crédito, pois a garantia se dá no débito em conta.

Desvantagens do empréstimo consignado

  • Você não terá autonomia sobre o valor total do seu benefício ou salário, pois uma parte dele já estará comprometida com o empréstimo;
  • A facilidade da contratação costuma ser tentadora para pessoas desfavorecidas que não possuem a devida organização financeira para arcar com o empréstimo;
  • Aposentados que não conseguem cobrir seus custos básicos de vida com o valor da aposentadoria acabam recorrendo aos empréstimos consignados como forma de pagar contas e despesas médicas; isto se torna insustentável a longo prazo, pois apenas aumenta o déficit entre renda e despesas mensais.

Como funciona o Empréstimo com Garantia de Veículo?

Se você possui um veículo em seu nome e está à procura de um empréstimo pessoal, saiba que você tem uma boa chance em mãos.

É a modalidade de empréstimo com garantia. Neste tipo de empréstimo, a pessoa que está pegando o dinheiro emprestado deixa um bem como garantia de pagamento, podendo ser uma casa, um veículo, até mesmo um celular. 

Obviamente, o valor da garantia vai influenciar no valor disponibilizado para empréstimo, as taxas de juros e a quantidade de parcelas.

Neste caso, estamos falando especificamente do empréstimo com garantia de veículos, modalidade em que é possível deixar qualquer veículo atrelado ao seu empréstimo, seja um carro, uma moto, um caminhão, ou qualquer outro. 

O valor do veículo deve ser equivalente ao valor do empréstimo. Logo, é pouco provável que a instituição financeira conceda um empréstimo de $100 mil com boas taxas de juros com a garantia de uma moto no valor de $8 mil.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

  • Com o veículo de garantia, a instituição financeira pode reaver o valor emprestado confiscando o seu veículo e leiloando-o pelo valor devido. Assim sendo, as taxas de juros costumam ser menos do que um empréstimo sem garantia;
  • Você pode conseguir um empréstimo equivalente a 50% ou mais do valor do seu veículo;
  • Costuma ser uma opção para aqueles que estão negativados ou com baixo score de crédito;
  • Prazo de pagamento maior do que um empréstimo pessoal sem garantias.

Desvantagens do empréstimo com garantia de veículo

  • Seu veículo ficará alienado e permanecerá atrelado à instituição financeira com quem você fez o empréstimo até que você quite o valor total; 
  • Você fica impossibilitado de vender o seu veículo enquanto não quitar o empréstimo.
  • Possibilidade de ter o seu veículo confiscado pela instituição financeira caso você não cumpra com o acordo de quitar o empréstimo;
  • O valor emprestado será menor do que o valor do veículo, e em caso de não cumprimento do acordo você sairá no prejuízo.

Conclusão: qual tipo de empréstimo é melhor: consignado ou com garantia de veículo?

Como podemos observar nos tópicos acima, tanto o empréstimo consignado quanto o empréstimo com garantia de veículo possuem vantagens e desvantagens de igual medida. 

De maneira geral, o sucesso de um empréstimo depende de um bom planejamento financeiro. Lembre-se que o compromisso com um empréstimo de longo prazo deverá ser levado em conta por muitos anos em seu orçamento.

Se você possui um salário ou benefício que supre suas necessidades básicas e ainda lhe resta uma boa quantia, o empréstimo consignado pode ser uma opção barata e acessível. No entanto, não comprometa um valor de parcela que fará falta nas compras do mês ou para pagar contas.

Da mesma maneira, não é razoável colocar seu veículo como garantia de empréstimo se você depende dele para sua subsistência e corre o risco de perdê-lo por não possuir condições de quitar o empréstimo.

Quando o assunto é finanças, todo cuidado é pouco. Não é preciso ter medo excessivo dos empréstimos, pois eles podem ser uma boa solução para muitos casos. Basta fazer uma boa pesquisa e organizar o seu orçamento para cumprir com o acordo.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem