Morar sozinha é um passo importante: pegue essas dicas para começar com o pé direito

Se você está se preparando para sair da casa dos pais ou da residência de estudante universitária para morar sozinha em sua própria casa ou apartamento, parabéns! Este é um momento muito importante para o pleno amadurecimento como uma pessoa adulta funcional em sociedade.

Porém, como muitos outros momentos importantes e transformadores, morar sozinha tem suas dificuldades e desafios. Mas você vai ver que no final tudo terá valido a pena!

Preparamos algumas dicas simples e super eficientes para você fazer essa transição como uma expert. Montar uma casa e uma nova rotina pode não ser a tarefa mais simples de todas, mas será com certeza muito enriquecedor.

1) Planeje-se financeiramente

Agora que você vai morar sozinha, terá que cuidar sozinha também das suas finanças. Talvez você perceba logo no início que existem mais despesas relacionadas à administração de uma casa do que se imagina. 

Alguns exemplos de despesas que você pode ter ao decidir morar sozinha são: 

  • Aluguel ou parcelas do financiamento;
  • Condomínio;
  • IPTU e seguro incêndio;
  • Água, luz e gás;
  • Internet;
  • Reparos elétricos ou hidráulicos;
  • Jardinagem e dedetização;
  • Produtos de limpeza e alimentação;
  • Produtos de higiene e farmácia;
  • Entre outros.

Por isso, mais do que nunca, você vai precisar se organizar financeiramente para arcar com os custos. Então, faça um controle de gastos para detectar para onde seu dinheiro está indo e estabeleça um orçamento para delimitar seus gastos e eliminar desperdícios.

2) Escolha um imóvel apropriado ao seu estilo de vida

Apesar de muitas de nós sonharmos com uma casa grande e espaçosa com um lindo quintal e piscina, é preciso avaliar suas reais condições na hora de escolher uma moradia.

Primeiramente, considere o preço do imóvel. Despesas com aluguel não devem ultrapassar 30% do seu orçamento mensal. 

Em segundo lugar, considere o seu estilo de vida. Uma casa grande pode ser muito agradável para passar os fins de semana, porém podem ter um custo alto de manutenção e limpeza - principalmente se você for limpar tudo sozinha.

3) Converse com pessoas que já moram sozinhas para compartilhar experiências

Sabemos que cada caso é um caso, e a experiência de cada indivíduo sobre morar sozinho pode ser muito diferente.

Porém, compartilhar experiências pode ser enriquecedor, e caso você esteja passando por uma situação semelhante poderá se inspirar em outras histórias para superar dificuldades ou melhorar sua experiência de vida.

4) Tenha apenas o necessário

Morando sozinha você terá uma boa prova do princípio da entropia: é mais fácil bagunçar do que organizar. Naturalmente, com o passar dos dias e o uso da casa, as coisas acabam saindo do lugar e começa a aparecer poeira pelos cantos e por cima dos móveis.

Então, quanto menos móveis e objetos você tiver pela casa, menos itens terá para organizar e limpar.

5) Organize um cardápio de refeições para facilitar a hora das compras

Abastecer uma despensa pode dar mais trabalho do que você imagina. O que comprar? Qual a quantidade necessária de cada item? Como armazenar?

Algo que vai facilitar muito sua vida é organizar um cardápio de refeições semanais. Assim, você já saberá de antemão a lista de compras e a quantidade de cada alimento que precisa comprar. Então, organize uma compra semanal e economize viagens ao supermercado.

6) Tenha uma reserva de emergência

Imprevistos acontecem! Infelizmente nunca estamos livres de precisar lidar com uma reforma de emergência, uma urgência médica, o conserto de um carro ou eletrodoméstico ou mesmo uma demissão.

Por isso, especialistas recomendam que você possua uma reserva de emergência que cubra no mínimo 6 meses das suas despesas básicas, como aluguel, contas, alimentação, educação, etc.

Mas mesmo que você não possua perspectiva de alcançar esse valor, saiba que qualquer quantia guardada pode te salvar de uma dificuldade financeira.

7) Que tal adotar um amigo? Avalie a possibilidade de ter um pet

Cachorros e gatos são ótimas companhias para ter em casa. Muitos reconhecem uma capacidade terapêutica em seus animais de estimação que os auxiliam a encarar a vida solo e os desafios do dia a dia.

Avalie seu orçamento e a estrutura da sua casa e escolha um animal que caiba nestas condições. A maioria das pessoas acaba optando por um gato ou um cachorro, por serem animais perfeitamente adaptados ao convívio com seres humanos em casas ou apartamentos.

8) Seja diplomática e cultive boas relações com os vizinhos

Seus vizinhos serão sua nova comunidade. Não importa se você vai morar em um prédio com diversos apartamentos, ou uma casa com vizinhos ao redor. Respeite as regras de convivência e evite criar inimizades.

Apresente-se para os novos vizinhos, para que eles saibam que você estará frequentando os espaços do condomínio, assim como visitas frequentes. Vizinhos podem se ajudar e cuidar uns dos outros, inclusive quando alguém precisa se ausentar para uma viagem ou emergência.

9) Saiba que imprevistos acontecem

É importante ter um plano para sua mudança e para a sua nova vida. Porém, não se frustre se as coisas não saírem exatamente como você planejou.

Existem muitos fatores que estão fora do nosso controle, e faz parte da vida lidar com estes imprevistos. É lidando com situações inesperadas que você ganha experiência e constrói sua história de vida.

10) Seja gentil com você mesma no processo de adaptação à sua nova vida

Morar sozinha implica encarar as dores e as delícias de ser plenamente independente. Pode ser que você enfrente alguma dificuldade ao lidar com a solidão ou com o medo de fazer tantas coisas sozinha.

Ou então, vai se adaptar rapidamente à solitude, mas precisa aprender a pedir ajuda quando necessário. Só você sabe quais são suas maiores dificuldades e só você poderá julgá-las.

Seja a primeira pessoa a acolher todos os sentimentos que podem vir à tona neste processo e tenha paciência. Amadurecer não acontece da noite para o dia, mas você vai aprender que morar sozinha vai te ensinar mais sobre você mesma e te preparar para encarar a vida com mais experiência, destreza financeira e inteligência emocional.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem