Fevereiro ainda não terminou e os alertas de desmatamento na Amazônia Legal já bateram recorde para o mês. O Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), disponibiliza às sextas-feiras os dados da semana anterior. Os números do mês de fevereiro estarão fechados na próxima semana, em 3 de março.

Os dados, divulgados pelo Inpe apontam que 209 km² foram desmatados até o dia 17 de fevereiro - a maior marca para o mês em toda a série histórica, iniciada em 2015.

O aumento da área desmatada nos primeiros dias de fevereiro deve ser interpretado com cautela. Tivemos um aumento de nuvens em janeiro e o Deter pode estar detectando em fevereiro desmatamentos que ocorreram no mês passado, alerta Daniel Silva, da ONG WWF-Brasil.

Áreas sob alerta de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro (2015-23)


Os alertas são feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários de alteração na cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares (0,03 km²) – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal (por exploração de madeira, mineração, queimadas e outras).

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, e engloba a área total de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

Por enquanto, os estados que mais desmataram em fevereiro são Mato Grosso (129 km²), Pará (34 km²) e Amazonas (23 km²).

Por g1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem