Policiais militares da 24ª CIPM foram acionados na manhã desta quarta-feira (12/4), por professores, pais e alunos do Colégio Gilberto Dias de Miranda (Comuja), em Jacobina, após um boato de atentado à unidade circular pelas redes sociais. Uma guarnição chegou rapidamente ao colégio da rede pública municipal, constatou que se tratava de uma notícia falsa e tranquilizou a população.

A fake news foi compartilhada usando uma imagem de viaturas em frente ao Comuja, cujo registro teria sido feito no ano passado, e um áudio com informações falsas afirmando que um jovem havia invadido o colégio portando uma faca para cometer um atentado. A mensagem rapidamente se espalhou pelas redes sociais, causando pânico e medo em professores, pais e alunos.  

O Jacobina Notícias conversou com uma policial militar da 24ª CIPM. À reportagem, a agente explicou que as polícias Militar e Civil, juntamente com diretores e porteiros de escolas públicas e particulares, adotaram medidas para uma pronta resposta em casos de suspeita de ataque em Jacobina. Inclusive, entre as medidas, foi criado um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp com a participação de todos, para alertar rapidamente qualquer situação de ameaça. 

Com a união de educadores e segurança pública com certeza vamos vencer, destacou a PM.

A Polícia Civil investiga se existe alguma ameaça real e também busca identificar de onde partem os boatos, para prender os autores da disseminação da fake news que geram pânico.

Foto usada para propagar fake news teria sido feita no ano passado

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem