O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comentou durante uma entrevista coletiva concedida neste sábado (22/4) em Lisboa, sobre a guerra em curso entre Rússia e Ucrânia. Lula afirmou que nunca equiparou as responsabilidades dos dois países em relação ao conflito, mas disse que nem a Rússia, nem a Ucrânia estão dispostas a parar a guerra.

As afirmações foram feitas durante a coletiva de imprensa que Lula concedeu ao lado do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, com quem se encontrou em Portugal para discutir questões políticas e econômicas entre os dois países. Durante a entrevista, Lula ressaltou a importância do diálogo para solucionar conflitos como o que ocorre atualmente na Ucrânia.

O presidente brasileiro também destacou que é necessário levar em consideração as diferenças culturais e históricas entre os países envolvidos no conflito, e que é preciso respeitar a soberania de cada nação. Lula afirmou ainda que é importante que a comunidade internacional atue de forma mais enérgica para buscar uma solução pacífica para a situação na Ucrânia.

As declarações de Lula foram dadas em um momento de tensão crescente entre Rússia e Ucrânia. Desde 2014, quando a Ucrânia perdeu a península da Crimeia para a Rússia, os dois países têm enfrentado conflitos armados em diversas regiões do território ucraniano. Em fevereiro deste ano, os confrontos se intensificaram, levando a uma escalada de tensões que tem preocupado a comunidade internacional.

Por Robson Guedes / Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem