Durante a 47ª Etapa da Fiscalização de Proteção Integrada (FPI), realizada na última sexta-feira (14/7), uma tonelada de carne imprópria para consumo foi apreendida na cidade de Xique-Xique. A iniciativa, que reuniu profissionais das Companhias Independentes de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis e de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, Polícia Rodoviária Federal, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia, Ministério Público da Bahia, Ministério Público do Trabalho e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, teve como objetivo garantir a segurança e a qualidade dos alimentos comercializados na região.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação fiscalizatória ocorreu na área de uma feira livre, no Abatedouro Municipal e no Mercado Municipal de Carnes de Xique-Xique. Além disso, outras cidades também foram alvo das operações, incluindo América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Central, Gentio do Ouro, Irecê, Ibititá, Ibipeba, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí.

De acordo com o comandante da Cipe Semiárido, major Matheus Alcântara, as ações foram realizadas em múltiplas localidades, abrangendo diferentes aspectos da fiscalização. Os profissionais atuaram em áreas rurais, barragens, abatedouros e no grupo de saneamento, cada um desempenhando uma função específica dentro da FPI. Ao todo, aproximadamente 300 pessoas participaram da operação.

Durante as inspeções, os agentes identificaram uma tonelada de carne imprópria para o consumo humano, que foi devidamente apreendida. A ação conjunta das diversas instituições envolvidas na FPI demonstra o compromisso com a saúde pública e a proteção dos consumidores, visando combater a comercialização de alimentos inadequados para o consumo e garantir a segurança alimentar.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem