Nesta sexta-feira (25/8), Dia do Feirante, agricultores e agricultoras familiares de Ituaçu, no território Sertão Produtivo, celebram a entrega do novo Mercado Municipal, que foi reformado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a instalação de 104 barracas para a estruturação da feira livre. Os investimentos são da ordem de R$ 860 mil.

O Mercado de Ituaçu, que agora conta com 39 novos boxes para a comercialização e cobertura metálica, é um dos 173 mercados municipais que estão sendo construídos ou requalificados pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).  “A feira era sob o sol, agora está coberta, o que ajuda muito, principalmente, na chuva”, comemorou Janivanda Cunha, moradora da Fazenda Duas Barras, distrito de Ituaçu.

Já a entrega das barracas padronizadas além de organizar a feira, vai garantir um local adequado para a exposição dos produtos da agricultura familiar, tornando-o mais atrativo para os consumidores. Nos últimos oito anos, a CAR já distribuiu cerca de 50 mil barracas de feira.

Em Irecê, agricultores/as familiares da Feira Agroecológica também celebram a data. Joana Angélica da Silva, da Associação dos Agricultores de Base Agroecológica de São Gabriel, ressalta a oportunidade de vender os seus produtos em um local organizado e estruturado. “Essa feira é especial demais! E com outros investimentos da CAR, como o da entrega de equipamentos como o kit solar e a cisterna, eu aumentei a minha produção para trazer para feira e aumentei minha renda”, ressaltou.

Além da Feira Agroecológica de Irecê, que acontece às quartas-feiras na Praça Clériston Andrade, das 16h às 18h, promovida pela Rede de Agroecologia Povos da Mata, a Feira da Agricultura Familiar de Valença também é um sucesso de vendas e ocorre todas às sextas-feiras, das 6h às 10h, no pátio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). As duas feiras foram organizadas com o apoio da CAR, com a entrega de barracas padronizadas.

A agricultora Maria Leandra, da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Valença (Coomafes), garante a sua renda com a comercialização de hortaliças na feira. "É uma alegria poder vender minhas hortaliças em uma feira organizada."

Com as ações, a CAR oportuniza a geração de emprego e renda para milhares de famílias, com políticas estruturantes desde a base de produção até a comercialização, por meio dos mercados municipais e feiras livres, entre outras ações.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem