Uma equipe conjunta da Delegacia Especializada de Atendimento ao Idoso (Deati) e do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) realizou o resgate de um idoso, de 61 anos, nesta segunda-feira (9/10), em Salvador

O homem se encontrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro dos Barris desde o dia 3 de outubro, sem que nenhum familiar o procurasse. O caso ilustra a importância de se combater o abandono de idosos.

O abandono de idosos é considerado uma grave violação dos direitos humanos e é crime no Brasil, conforme estabelecido no Estatuto do Idoso. O delegado Ricardo Amorim, do DPMCV, enfatizou que a lei determina pena de detenção de seis meses a três anos para quem abandonar idosos em hospitais ou qualquer outro estabelecimento.

A situação do idoso resgatado na UPA dos Barris está sendo investigada pela Deati, que atua na proteção e defesa dos direitos dos idosos. O caso destaca a necessidade de conscientização sobre a importância de cuidar e proteger os idosos, garantindo-lhes dignidade e respeito, além de ressaltar o compromisso das autoridades em garantir que tais casos de abandono não fiquem impunes.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem