A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Jacobina, através de sua Comissão de Defesa da Mulher, emitiu um contundente repúdio ao artigo intitulado "Quem é ‘Madame Bovary’ na política jacobinense?", veiculado por um colunista de rádio e jornal de Jacobina, contra a presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Mariana Oliveira

A entidade expressou sua veemente discordância com o conteúdo do texto, considerando-o inaceitável devido à sua tentativa de comparar de maneira pejorativa e sexista uma figura política feminina com a personagem do romance clássico "Madame Bovary". 

A Comissão destacou a preocupação com a utilização de estereótipos e linguagem depreciativa, ressaltando a importância de um debate político pautado no respeito e na igualdade de gênero.

Nota da OAB:

A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção de Jacobina/BA, por meio da Comissão de Defesa da Mulher repudia, veementemente o texto veiculado sob o título "Quem é ‘Madame Bovary’ na política jacobinense?" pelo colunista J.Britto Jacobina. Consideramos inaceitável a tentativa de comparar uma figura política feminina à personagem de um romance clássico de forma pejorativa e sexista.

A analogia simplista entre a pré-candidata, Mariana Oliveira, e Madame Bovary, explorando elementos como traição e busca por poder, é irresponsável e desrespeitosa. Além disso, a tentativa de desqualificar a experiência política da pré-candidata e de insinuar supostas relações inadequadas é um ataque infundado e difamatório.

O jornalismo responsável e ético deve abster-se de promover narrativas que reforçam estereótipos de gênero e que desvalorizam mulheres na política. Por isso, consideramos indispensável uma retratação por parte do(s) veículo(s) que fizeram a postagem e exortamos a comunidade a repudiar abordagens que buscam minar a participação feminina no cenário político.

É crucial que o debate político se dê de maneira ordeira, baseado em propostas e ideias, sem recorrer a insinuações ofensivas e prejudiciais, especialmente contra mulheres. A sociedade merece um discurso público mais elevado e respeitoso, livre de estigmatizações que comprometem a integridade das pessoas envolvidas na vida política.

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Jacobina reafirma de maneira inequívoca que não aceita, sob nenhuma circunstância, qualquer ato de violência, especialmente as formas de violência em virtude do gênero. Além disso, frisamos que a instituição está comprometida em promover um ambiente seguro, respeitoso e inclusivo para todos os seus membros e para a sociedade em geral. 

Portanto, a OAB repudia qualquer forma de discriminação ou agressão, estando empenhada em combater, ativamente, qualquer comportamento que viole os princípios fundamentais da igualdade e da dignidade humana.

Expressamos nossa solidariedade a todas as mulheres pré-candidatas às eleições municipais em Jacobina, bem como em toda região. Hoje, em especial, a Mariana Oliveira, que foi vilmente atacada.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem