A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamentos no início da noite desta quarta-feira (15/11), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE).

O Corpo de Bombeiros informa que, até as 19h35, já havia recebido 25 chamados para atendimentos de ocorrências relacionadas a queda de árvores em toda a região metropolitana. Também foram recebidos quatro chamados para desabamentos.

Por volta das 20h, a capital paulista tinha sete pontos de alagamento, conforme o CGE, sendo três transitáveis e quatro intransitáveis. As vias com pontos totais de bloqueio são: avenida Luiz Dumont Villares e rua Chico Pontes (zona norte); avenida Pompeia (zona oeste); e avenida Alcântara Machado (zona leste). Clique aqui para ver todos os locais.

Segundo a Enel, responsável pela distribuição de energia em São Paulo, “as fortes chuvas com rajadas de vento de até 55 km/h interromperam o fornecimento de energia para alguns clientes”. “A distribuidora seguirá com reforço das equipes em campo para normalizar o fornecimento de energia aos clientes que tiveram o serviço afetado”, disse a nota.

Às 19h45, a região da subprefeitura Jaçanã/Tremembé, na zona norte, entrou em estado de alerta por iminência de transbordamento do Córrego Paciência, na esquina das avenidas Edu Chaves e Sanatório.

Segundo o órgão, áreas de instabilidade associadas ao calor e que se deslocaram das regiões de Campinas e Jundiaí estão se deslocando e provocando já chuva na zona norte, em bairros como Perus, Freguesia do Ó, Pirituba e Horto Florestal. Há potencial para rajadas de vento, trovoadas e formação de alagamentos.

Nas proximidades da Avenida Paulista, na região central da cidade, uma árvore de grande porte caiu na rua São Carlos do Pinhal, provocando interdição parcial do trânsito. Um carro chegou a ser atingido, mas não há relato de vítimas.

Na rua Vergueiro, também na região central, moradores registraram fios elétricos em curto-circuito na altura do Centro Cultural São Paulo.

O CGE orienta a população para que evite transitar por ruas alagadas e mantenha-se longe da rede elétrica. Outro alerta é para que, em caso de tempestade, se evite buscar abrigo embaixo de árvores.

Temperaturas elevadas

Ao longo de todo o dia, a cidade de São Paulo registrou temperaturas elevadas, com a média das máximas chegando a 36 graus. Em Parelheiros, no extremo da zona sul, e na Vila Prudente, na zona leste, na hora da temperatura máxima, a sensação foi de 40,6°C e 40°C, respectivamente.

Ventos de até 100 km/h

A Defesa Civil alerta para a previsão de fortes rajadas de vento em todo o estado entre sexta-feira (17) e domingo (19). As rajadas deverão variar entre 60 e 80 km/h, com possibilidade de, próximo e durante o temporal, ter condições de chegar à 100 km/h em algumas áreas.

“Especialmente entre a tarde de sábado e o domingo, recomendamos atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e outras ocorrências”, informa a Defesa Civil.

Fonte: CNN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem