Na quarta-feira (13), alunos do curso da Faculdade Ages de Medicina de Irecê, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, promoveram uma atividade de educação em saúde na Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Baixão de Sinésia.  

A ação faz parte do projeto de extensão ‘Jardim da Cura’, que tem a supervisão da bióloga e mestre em biociências, professora Deisy Azevedo, e objetiva conscientizar a população sobre o uso de plantas medicinais e os seus efeitos terapêuticos.  

Durante a iniciativa, os estudantes compartilharam com os moradores/pacientes da UBS e agentes de saúde da localidade informações sobre os benefícios das plantas medicinais, destacando suas propriedades terapêuticas e formas adequadas de utilização. Além disso, foram discutidos possíveis efeitos adversos e risco de interações medicamentosas. 

Para a professora do curso de Medicina da Ages/Inspirali, Deisy Azevedo, a interação entre estudantes, pacientes e agentes comunitários permitiu um ambiente de troca de experiências. “Todos puderam compartilhar as suas vivências e aprendizados relacionados ao uso das plantas medicinais. O público pode ainda esclarecer as dúvidas diretamente com os alunos, enriquecendo o conhecimento dos participantes sobre o uso seguro e eficaz das plantas medicinais no contexto da saúde”, ressaltou a docente. 

Durante o ano letivo são realizados diversos projetos de extensão que levam conhecimento científico para além muros da universidade e aproxima o corpo acadêmico da comunidade local, aprimorando a relação com todos que estão incluídos nela. 

Sobre a Ages

A Ages nasceu há 40 anos, com o objetivo de levar educação de qualidade para o interior do Nordeste e dar oportunidades para pessoas da região. Com suas raízes fincadas em Paripiranga (BA), a instituição também marcou seu lugar nos municípios de Jacobina, Irecê e Senhor do Bonfim. Desde 2019, é integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. 

A Instituição também contribui para a democratização do ensino superior ao disponibilizar oferta de cursos digitais.   Atualmente, a Ages conta com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação e em 2023 recebeu do MEC avaliações de excelência: os campi Paripiranga e Jacobina receberam nota 4 (nota vai até 5), cada, no Índice Geral de Cursos (IGC). 

Entre as instituições privadas de ensino superior da Bahia, o IGC revelou que os campi Paripiranga e Jacobina ocupam, respectivamente, as posições 9 e 14. Este indicador trata-se de um média ponderada baseada nas avaliações dos programas de graduação e pós-graduação. Ainda em 2023, o campus sede da instituição foi recredenciado com a nota máxima (5) do MEC.       

Sobre a Inspirali  

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).      

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). 

A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.  



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem