O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou, nesta terça-feira (26), que a nova licitação para implantar o VLT do subúrbio de Salvador será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (27/12). O anúncio foi feito durante um encontro realizado em Salvador para divulgação do balanço de gestão.

Em agosto deste ano, o Estado decidiu romper o contrato com a Skyrail, concessionária que era responsável pelo serviço.

São três trechos: Sairemos do Subúrbio até a Calçada, e chegaremos até Piatã. São trechos independentes, mas é uma licitação só. A mesma empresa pode ganhar dois ou três [trechos], mas outras também podem ganhar.

Jerônimo Rodrigues informou ainda que existe a possibilidade de receber recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para a obra. "Com esse processo deslanchado, quero ver se a gente inicia as obra ainda esse ano", pontuou.

A iniciativa prevê R$ 1,68 trilhão em investimentos totais e contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos.

Ainda no evento desta terça, Jerônimo Rodrigues falou sobre a implantação de câmeras nos fardamentos de policiais civis e militares, além de peritos.

No início de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) revelou que a empresa Advanta Sistema de Telecomunicações e Serviços de Informática venceu a licitação para fornecer os equipamentos.

Após a formalização e assinatura do contrato, a empresa terá 60 dias para fornecer as primeiras 1.100 câmeras, totalizando 3.300 em um ano.

A intenção é que a gente possa, quem sabe, ter as câmeras para o carnaval. Resolvendo o processo, que a gente possa pegar as câmeras.

Sobre VLT

Os trens do subúrbio foram desativados há dois anos para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram. A população dos bairros tem sofrido sem essa opção de transporte.

Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região;

Os moradores, que gastavam R$ 0,50 pelo serviço nos trens, sentem falta de uma alternativa mais barata de transporte público, já que a passagem do ônibus custa R$ 4,90, um custo que representa 880% a mais em cada passagem no bolso do consumidor.

Ordem cronológica da construção do modal

O projeto do VLT foi apresentado em 2017 e licitado em 2018 pelo governo baiano. Quando o contrato foi assinado com o consórcio chinês, o valor estimado do investimento para a obra seria de R$ 1,5 bilhão, com prazo para conclusão em 36 meses a partir da assinatura do contrato;

No mesmo ano, a obra teve ordem de serviço autorizada e o governo chegou a divulgar que o projeto estaria 100% concluído no segundo semestre de 2024;

O trem fez sua última viagem em 13 de fevereiro de 2021. Desde então, milhares de pessoas que usavam o serviço todos os dias foram obrigadas a adotar outras alternativas de deslocamento;

Quatro anos depois, a realidade virou outra. A obra sofreu diversas alterações de prazos de entrega, de traçado e principalmente de valores.

Dos iniciais R$ 1,5 bi para a conclusão do VLT, o valor atual já passa de R$ 5,2 bilhões, um aumento de 246%. A mudança no mapa de traçado do VLT do Subúrbio é apontada como uma das causas dos reajustes.

Fonte: g1

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