Após uma madrugada de chuvas em Jacobina, equipes do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal estão em ação para avaliar a possibilidade de reignição do incêndio que assolava serras no bairro da Bananeira há uma semana [foto em destaque registrada nesta segunda].

As condições climáticas adversas durante os últimos dias dificultaram os esforços para conter completamente as chamas, exigindo uma resposta rápida e coordenada das autoridades, inclusive com emprego de aeronave. Segundo informações apuradas pelo Jacobina Notícias, as equipes estão focadas em realizar um minucioso trabalho de rescaldo e avaliação, garantindo que possíveis focos de incêndio sejam completamente debelados. 

Além disso, será realizado um monitoramento da área afetada nas próximas 72 horas, visando assegurar que não haja ressurgimento das chamas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil concentram seus esforços para garantir a segurança da comunidade e a preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Jacobina divulgou, nesta terça-feira (16/1), um boletim informativo detalhando as ações realizadas no combate ao incêndio na segunda-feira (15/1).

Boletim informativo

"A Prefeitura por meio da Secretaria de Defesa Civil informa que realizou combate ao incêndio durante o dia de ontem (15) na Serra da Bananeira e Vale do Brito. As equipes conseguiram debelar pontos que avançavam para a Estância Bandeirantes e no topo da Serra da Bananeira. 

Deste modo, após mais de 12 horas de trabalho as chamas ainda persistiam. Após as 18:00h quando as equipes estavam se deslocando para o descanso, foi observado alguns focos retornando acima da Estrada do Boiadeiro, nas proximidades da Fazendinha, porém,  durante a noite de ontem (15), após ocorrência de chuva, os pontos mais críticos foram arrefecidos. 

Por fim, as equipes realizarão avaliação aérea do local e definirão ações para as próximas 72h  visando evitar reignição do fogo. 

Enfatizamos que à população que vive próxima de área com vegetação, deve-se evitar a queima de material que favoreça a disseminação de incêndios florestais.

Em caso de incêndio, ligue 193."

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem