O médico cardiologista Dr. Danilo Miranda, da Clínica Santa Bárbara em Jacobina, falou sobre doenças cardiovasculares em uma entrevista concedida ao Jacobina Notícias, nesta sexta-fera (5/1). Durante a entrevista, o médico foi questionado sobre um tema que vem gerando especulações na internet e que ainda é dúvida para grande parte da população: a possível relação entre o aumento no número de mortes súbitas com a vacina contra a Covid-19.

O profissional esclareceu que, até o momento, não há evidências científicas que estabeleçam uma conexão direta entre a vacina e as mortes súbitas. Contudo, afirmou que há comprovação de que, tanto a vacina quanto a doença causada pelo coronavírus, podem causar miocardite – uma inflamação da camada média da parede do coração.  

Dr. Danilo ressaltou a importância de analisar os dados de maneira criteriosa, levando em consideração a vasta quantidade de variáveis envolvidas em cada caso. Ele destacou que nem todas as mortes súbitas são causadas por infarto. O médico disse ainda que, de modo geral, houve um aumento de casos em muitas enfermidades no pós-pandemia, incluindo depressão, estresse, ansiedade, fatores que podem levar ao infarto.

O profissional destacou que "as pessoas devem retomar à normalidade, cuidar da saúde, fazer exercícios físicos, ter um bom convívio social e realizar atividades prazerosas". Dr. Danilo enfatizou que a vacinação contra a Covid-19 se mostrou crucial na redução da gravidade da doença e na prevenção de complicações. Ele esclareceu que casos isolados de eventos cardíacos após a vacinação podem ocorrer, assim como após contrair a própria doença, mas são extremamente raros e muitas vezes relacionados a fatores de saúde preexistentes. 

Assista a entrevista:

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem