Um soldado da Polícia Militar de São Paulo (PMESP) foi morto por criminosos em Santos, município no litoral do estado, nesta sexta-feira (2/1). O soldado Samuel Wesley Cosmo integrava o 1º Batalhão de Polícia de Choque, que abriga os membros das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).

Segundo a Polícia Militar (PM), o soldado realizava um patrulhamento com uma equipe da Rota em apoio a Operação Verão na Baixada Santista quando, nas imediações da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Santos, foi surpreendido por um ataque de criminosos.

Samuel foi atingido e socorrido para a Santa Casa de Santos, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.

Após o crime, a Polícia Civil e Militar começaram uma operação conjunta que prendeu três suspeitos. Segundo as corporações, a operação permanece em vigor até o esclarecimento por completo dos fatos. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que foram apreendidos um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm.

O governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, prestou solidariedade à família do soldado e afirmou que irá trabalhar para identificar e prender os autores do crime.

O Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite, também uso o X para informar o início da Operação.

O que diz a SSP

A SSP lamenta a morte do Sd PM Samuel Wesley Cosmo, da Rota, baleado durante patrulhamento na Praça José Lamacchia, no bairro Bom Retiro, em Santos, no litoral paulista. O policial foi recebido a tiros pelos criminosos, chegou a ser socorrido e levado à Santa Casa da cidade, mas não resistiu. 

No local, foram apreendidos um celular, um carregador de pistola e um estojo de munição 9mm. O caso está em investigação pela Delegacia de Homicídios da cidade, que solicitou exames periciais ao IC e ao IML. Equipes da PM e da Polícia Civil fazem buscas pelos criminosos.

Operação Escudo

A Operação Escudo foi iniciada em julho de 2023, após a morte do soldado da Polícia Militar, Patrick Bastos Reis, em um patrulhamento no Guarujá, litoral de São Paulo.

No total, a primeira fase da Operação Escudo deixou ao menos 28 suspeitos mortos, 958 pessoas presas, sendo que 382 eram procuradas pela Justiça. Além disso, 117 armas de fogo e 977 quilos de drogas foram apreendidos. A ação durou 40 dias.

Essa nova operação é a oitava Operação Escudo desde julho de 2023 e é a sexta deste ano.

Fonte: CNN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem