O ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, disse, nesta terça-feira (5), que uma videoconferência militar de alto nível sobre a Ucrânia foi interceptada pela Rússia por conta de um erro individual.

Um dos participantes se juntou à conversa por engano através de uma linha não segura, mas os sistemas de comunicações alemães não foram comprometidos.

A Rússia provavelmente interceptou a discussão entre altos funcionários da Força Aérea Alemã por acaso, através de vigilância generalizada, acrescentou Pistorius.

O ministro apresentou os resultados iniciais de uma investigação sobre o vazamento, que constrangeu a Alemanha e suscitou dúvidas sobre a segurança de sua inteligência.

A mídia russa publicou na semana passada uma gravação de áudio de uma reunião de autoridades alemãs realizada na plataforma Webex discutindo a entrega de armas para a Ucrânia e um potencial ataque de Kiev a uma ponte na Crimeia.

Nossos sistemas de comunicação não foram comprometidos, disse Pistorius. A razão pela qual a chamada da Força Aérea pôde, no entanto, ser gravada foi devido a um erro operacional de um indivíduo.

O participante ligou de Singapura, onde estava acontecendo um show aéreo. Tal evento atraiu altos funcionários militares europeus, tornando-se um alvo para os serviços de segurança russos.

Portanto, devemos assumir que o acesso a esta conferência no Webex foi um golpe casual no âmbito de uma abordagem ampla e dispersa.

O uso do Webex para chamadas até um determinado nível de segurança foi autorizado, disse ele, observando que não se tratava de um software pronto para uso, mas de um software especialmente certificado com servidores nos centros de computação da Bundeswehr na Alemanha.

Ainda assim, a Alemanha estava investigando se foram mencionadas questões na teleconferência que não deveriam ter sido discutidas no Webex, disse ele.

Pistorius disse que a Rússia vazou a ligação numa tentativa de criar divisões na Alemanha e entre o país e seus aliados.

Na chamada, o chefe da Força Aérea Alemã, Ingo Gerhartz, discute com três altos funcionários da Luftwaffe a possível entrega de mísseis de cruzeiro Taurus a Kiev, que o chanceler Olaf Scholz rejeitou publicamente até agora com firmeza, alimentando um debate público.

Questionado se o vazamento poderia afetar a posição de Gerhartz, que não foi quem ligou de Singapura, Pistorius disse que se nada mais surgisse na investigação,

Então não vou sacrificar um dos meus melhores oficiais para os jogos de Putin.

A Alemanha vai tomar medidas técnicas e organizacionais para garantir que tal incidente não aconteça novamente, disse Pistorius, acrescentando que conversou na segunda-feira com os seus pares em países parceiros que expressaram a sua confiança contínua na Alemanha.

Todo mundo sabe do perigo desses ataques de escuta e sabe que não é possível garantir 100% de proteção contra eles, disse ele.

Os aliados da Alemanha têm sido reticentes na sua reação pública à gravação, embora alguns políticos britânicos fora do governo tenham criticado as medidas de segurança alemãs.

O Kremlin afirma que a gravação mostra que as forças armadas alemãs estavam a discutir planos para lançar ataques em território russo, acusações que a Alemanha nega como “absurdas”.

Fonte: CNN

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem