Com cerca de 1 milhão de praticantes no Brasil e 41 mil atletas filiados na Bahia, segundo dados da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), o Karatê é uma das artes marciais mais populares do mundo. Na Bahia, um dos milhares de atletas que representam o estado e o Brasil nos campeonatos, é o jovem João Lima, de 11 anos, que visa arrecadar fundos para participar do Campeonato Mundial de Karatê Shotokan.

O Shotokan é um dos cinco estilos de luta desenvolvidos no Karatê e um dos reconhecidos oficialmente pela Federação Mundial de Karatê (WKF). Praticante do esporte desde os 4 anos, João é o atual campeão brasileiro da sua modalidade, sendo o 1° no ranking mundial de kumite individual 9 entre 10 anos, tendo disputado no ano passado.

Ele começou no karatê com 4 anos, por um projeto social. Ele participou do Campeonato Baiano, e depois disso, não largou mais o karatê, afirma a mãe do atleta, Leide Lima.

A conexão com o esporte surgiu a partir de um quadro de depressão na família.

Meu irmão, que hoje tem 18 anos, tinha depressão, e a gente encontrou no karatê uma forma dele melhorar o quadro e João como gosta muito dele, resolveu se inscrever também para ir com ele. Eles se inscreveram em um projeto social que acontecia na Barros Reis e ele [João] começou a gostar tanto do karatê e se destacar, completou.

Desde que começou a praticar, há 7 anos, o atleta já coleciona títulos, entre eles, o de Campeão Baiano de Karatê, Bicampeão da Copa Salvador de Karatê, Tricampeão da Copa Tigres e Dragões, além do título nacional de Campeão Brasileiro.

Apesar do bom desempenho no esporte, João não é contemplado com nenhuma ajuda financeira. Os documentos de convocação, enviados pela família do atleta com exclusividade ao Bahia Notícias, também expõem a falta de investimento. 

A gente não tem recursos, eu sou animadora de festa infantil. Minha mãe está fazendo cocada para meu tio vender na rua, são dois idosos. Eles estão saindo com a camisa que fiz. Eu estou indo, meu filho [João] também está indo, conta Leide.

A Confederação Brasileira não tem recursos suficientes para custear a passagens dos atletas, principalmente aqueles que precisam de acompanhante, porque ele tem 11 anos, não tem como mandar ele para outro país sem acompanhante, ressaltou.

Pelos cálculos da família, o valor mínimo para financiar a viagem é de cerca de 16 mil reais, apenas com a passagem de João e da avó, que deve acompanhá-lo. 

Não tenho emprego fixo, então tudo que posso, eu estou fazendo, por exemplo, o valor de R$ 5 mil reais, foi com meu trabalho, animando festas, eu juntei para a passagem dele.

Leide conta que a família também se inscreveu no projeto de Ajuda de Custo para atletas, fornecido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) de Salvador.

A gente tentou, preencheu tudo. A Federação Baiana preencheu para a gente, deu a documentação, a Federação Brasileira também. O site fala 'vocês foram cadastrados com sucesso'. Estou acompanhando aqui através do protocolo todo dia, não tem nenhum resultado e tá se aproximando a data de comprar passagem, afirmou.

Leide espera conseguir cerca de 25 mil reais para a viagem e hospedagem de João até o dia 20 de abril, data final para a confirmação de compra das passagens para os atletas convocados.

Sem patrocínios, a família uniu a venda das cocadas nas ruas a uma vaquinha online, onde já foram arrecadados mais de R$ 8 mil. A história do garoto foi divulgada por uma usuária do X, antigo Twitter, e viralizou, recebendo mais de 37 mil curtidas. Após a repercussão da publicação, o perfil do atleta no Instagram recebeu mais de 2000 seguidores.

Apesar das dificuldades, João ainda acredita no sonho de se profissionalizar no esporte: “Ele tem uma fé que chega a assustar a gente. Ele é muito desenvolvido para a idade, então na cabeça dele, ele já tá no Japão. Não pensa em desistir em momento nenhum, ele não pensa que não vai dar certo, ele acredita”, conta a mãe.

Com o prazo apertado para a viagem, o grupo também mira outras realizações, caso o sonho não se concretize em 2024. “Caso a gente não consiga, tem duas possibilidades: ou continuar juntando para o Mundial 2025, porque a gente vai ganhar mais tempo para levantar recursos, ou ir para o Brasileiro que vai acontecer no Espírito Santo, em outubro”. O 6º Campeonato Mundial de Karatê Shotokan será realizado nos dias 26, 27 e 28 de julho em Tóquio, no Japão.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem