Nesta terça-feira (26/3), o professor Leon Cardoso, residente no distrito do Junco e desenvolve sua profissão no município de Várzea do Poço, expressou sua indignação com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Jacobina. Ao visitar o Campus IV da instituição, ele compartilhou sua frustração em relação à política de acesso à biblioteca universitária, que ele descreve como excludente e desvalorizadora.

Graduado pela Uneb em 2012 e atualmente atuando como leitor, escritor e educador, Cardoso sentiu-se rejeitado quando tentou utilizar os recursos da biblioteca para suas atividades profissionais. Ele relatou ter sido surpreendido com a negativa de empréstimo de livros, sendo informado de que apenas professores, funcionários e alunos da universidade tinham esse privilégio. Leon Cardoso chamou de "o lixo como são tratados(as) ex-alunos(as) leitores(as) da Uneb".

"Não sou mais aluno, não sirvo mais como uma peça útil para encher as salas e garantir seu funcionamento", lamentou o professor. Ele argumenta que a política restritiva da Uneb contradiz os princípios de leitura, diversidade e acesso ao conhecimento que a instituição deveria promover, gerando um ambiente de exclusão para aqueles que buscam continuar seu crescimento intelectual e profissional.

Diante desse cenário, o professor Leon Cardoso afirmou que não permitirá que essa situação o impeça de continuar sua jornada no mundo das letras. Decidido, ele planeja adquirir os livros de que necessita por conta própria, reafirmando seu compromisso com a produção de textos e o enriquecimento cultural, independentemente das barreiras impostas pela Uneb de Jacobina.

Jacobina Notícias - O seu portal de informações

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem