O Kairos, um pequeno foguete de combustível sólido feito pela Space One do Japão, explodiu apenas segundos após seu lançamento inaugural na quarta-feira (13), enquanto a empresa tentava se tornar a primeira companhia japonesa a colocar um satélite em órbita.

O revés para a Space One e para a indústria de foguetes no Japão ocorre enquanto o governo e investidores aumentam o apoio ao setor em meio a um aumento na segurança nacional e à demanda crescente por satélites comerciais.

O foguete de 18 metros explodiu cinco segundos após a decolagem, deixando para trás uma grande nuvem de fumaça, um incêndio, fragmentos do foguete e sprays de água de combate a incêndio perto da plataforma de lançamento, na ponta da península montanhosa de Kii, no oeste do Japão, visíveis em transmissões ao vivo da mídia local.

O foguete encerrou o voo ao julgar que seria difícil alcançar sua missão, disse o presidente da empresa, Masakazu Toyoda.

A Space One não especificou o que desencadeou a autodestruição após a ignição do motor da primeira fase – nem quando a empresa lançaria o próximo Kairos – apenas prometendo uma investigação sobre a explosão.

A empresa afirmou que o lançamento é altamente automatizado, exigindo apenas cerca de uma dúzia de funcionários em terra, e que o foguete se autodestrói quando detecta erros em sua trajetória de voo, velocidade ou sistema de controle que possam causar um acidente que coloque em perigo pessoas no solo.

Não usamos a palavra ‘fracasso’, porque cada tentativa nos traz … novos dados e experiência para outro desafio, disse Toyoda em uma coletiva de imprensa.

Não houve feridos perto da plataforma de lançamento, e o fogo foi extinto, disse Shuhei Kishimoto, governador da prefeitura de Wakayama, a repórteres.

O Kairos carregava um satélite experimental do governo que pode temporariamente substituir satélites de inteligência em órbita se eles ficarem offline.

A Space One havia planejado o lançamento para sábado, mas adiou após um navio entrar na área marítima restrita nas proximidades.

Serviços de transporte espacial

Embora o Japão seja um ator relativamente pequeno na corrida espacial, os desenvolvedores de foguetes do país estão se esforçando para construir veículos mais baratos para capturar a demanda crescente por lançamentos de satélites de seu governo e de clientes globais.

Com sede em Tóquio, a Space One foi fundada em 2018 por um consórcio de empresas japonesas: Canon Electronics, a unidade de engenharia aeroespacial da IHI, a empresa de construção Shimizu e o banco de desenvolvimento do Japão apoiado pelo estado. Dois dos maiores bancos do Japão, Mitsubishi UFJ e Mizuho, também possuem participações minoritárias.

As ações da Canon Electronics caíram até 13%, enquanto as ações da IHI caíram até 2% após o lançamento fracassado de quarta-feira.

A Space One quer oferecer “serviços de transporte espacial” para clientes domésticos e internacionais, com o objetivo de lançar 20 foguetes por ano até o final dos anos 2020, disse Toyoda. Embora a empresa tenha adiado a janela de lançamento inaugural do Kairos quatro vezes, ela disse que os pedidos para suas segunda e terceira viagens planejadas foram preenchidos, incluindo por um cliente estrangeiro.

O Kairos é composto por três estágios de motores de combustível sólido e um motor de pós-impulsão de combustível líquido, tentando transportar cargas úteis de até 250 kg para a órbita terrestre baixa.

A Space One não divulga os custos de lançamento do Kairos, mas o executivo da empresa, Kozo Abe, disse que é “suficientemente competitivo” em comparação com o concorrente americano Rocket Lab.

A Rocket Lab lançou mais de 40 pequenos foguetes Electron da Nova Zelândia desde 2017, a aproximadamente US$ 7 milhões por voo (cerca de R$ 35 milhões). Várias empresas japonesas usaram o Electron para suas missões, incluindo os fabricantes de satélites de radar iQPS e Synspective, e a startup de remoção de detritos orbitais Astroscale.

Revitalizando a indústria

Em parceria com os Estados Unidos, o Japão busca revitalizar sua indústria aeroespacial doméstica para enfrentar os rivais tecnológicos e militares China e Rússia.

No mês passado, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), financiada pelo estado, lançou com sucesso seu novo foguete principal econômico, o H3. A JAXA completou um histórico pouso “preciso” na lua este ano, e o H3 está programado para transportar cerca de 20 satélites e sondas para o espaço até 2030.

Antes disso, no entanto, a JAXA enfrentou uma série de contratempos. O voo inaugural do H3 falhou no ano passado, assim como outro voo de um foguete menor, o Epsilon, em 2022. Em julho de 2023, um motor aprimorado para o Epsilon explodiu no local de testes da JAXA.

Em 2019, a Interstellar Technologies realizou o primeiro lançamento de foguete desenvolvido privatamente do Japão com sua série MOMO, embora sem uma carga útil de satélite em escala real.

O governo prometeu “apoio abrangente” para startups espaciais com tecnologia crítica para a segurança nacional no ano passado, à medida que busca construir constelações de satélites para aumentar as capacidades de inteligência.

O ministério da defesa do Japão disse na sexta-feira (8) que fechou um acordo com a Space One para aumentar a carga útil de seus foguetes experimentando motores de metano eficientes em combustível.

O Rocket Lab também não alcançou sua missão no voo inaugural (Electron), mas lançou três foguetes em seu segundo ano, disse Toyoda. Não podemos parar por aqui – precisamos competir com essa empresa.

Fonte: CNN

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