A 0h57 desta sexta-feira (22/3) nasceu mais uma cidadã de Irecê. Ela chegou ao mundo nas modernas instalações do recém-inaugurado Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) instalada em Irecê. A pequena Ana Vitória e sua mãe, Silvana da Silva Ribeiro, foram acolhidas pela equipe da unidade e passam bem.

“Fui muito bem atendida, gostei muito da estrutura que encontrei aqui e recomendo para qualquer gestante”, afirmou Silvana, que teve um parto normal em um dos quartos PPP (Pré-parto, parto e pós-parto) do CPN.


O Centro está dentro de uma nova estrutura do hospital que foi inaugurada no último domingo (17). Além do CPN, foram entregues 64 novos leitos, sendo 35 de terapia intensiva (UTI), representando um investimento de cerca de R$ 19 milhões entre obras e equipamentos.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destaca que a implantação do CPN é um marco significativo na qualidade e humanização do atendimento à saúde materno-infantil. 

“O CPN representa um ambiente onde a gestante é acolhida e apoiada para vivenciar o parto de maneira mais natural e participativa, priorizando o conforto, a segurança e o respeito às suas escolhas. Neste espaço, a experiência do nascimento é valorizada como um momento único e fundamental, não apenas no aspecto físico, mas, também, emocional e psicológico, tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica a titular da pasta estadual da Saúde.

Na unidade, Silvana e as outras gestantes que lá forem atendidas, contam com o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada em parto normal. Profissionais estão à disposição para oferecer cuidados contínuos, promovendo práticas baseadas em evidências que respeitam o tempo e o processo natural do parto.

“Temos toda uma estrutura para a família que está sendo constituída, com um lugar adequado para o recém-nascido, um lugar adequado para a puérpera e, ainda, um lugar adequado para o acompanhante. É fantástica a possibilidade de prestar assistência com um caráter muito humanizado”, aponta o coordenador da área obstétrica do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, Jackson Muniz.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem