Banner AGES

Banner ENGIE

Uma estrada entre Itaporanga e Caraíva, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi bloqueada durante um protesto realizado por indígenas da etnia Pataxó na manhã desta quarta-feira (21). De acordo com eles, a manifestação é uma resposta direta a uma suposta decisão judicial que determinou a reintegração de posse de uma área rural em Trancoso, atualmente ocupada pela comunidade indígena da Aldeia Lagoa Doce.

A disputa envolve uma área de cerca de 179 hectares, tradicionalmente habitada pelos Pataxós, segundo registros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Mesmo apontando a presença desse povo no território desde o século 19, a Justiça teria negado o pedido de manutenção de posse feito pela comunidade conhecida como Família Braz.

Informações do site 1500 Notícias apontam que a decisão favorece a empresa Itaquena S/A – Agropecuária, Turismo e Empreendimentos Imobiliários, pertencente ao empresário Moacyr Costa Pereira de Andrade, apontado como um dos maiores grileiros de terra da Bahia.

Com faixas e cartazes exibindo frases como "estão roubando terras dos Pataxós com vendas de sentenças", os indígenas fecharam a estrada com pedaços de madeira. Apesar de pacífico, o protesto causa lentidão na região.

Fonte: Bnews

Receba notícias do Jacobina Notícias pelo nosso Instagram e fique por dentro de tudo! Também basta acessar o canal no Whatsapp e no Google Notícias.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem