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Os supermercados são considerados um serviço essencial na vida dos brasileiros diante da necessidade da utilização de bens de consumo. Na Bahia, as grandes redes atacadistas vão precisar se adaptar a uma nova legislação em vigor.

A nova regra é voltada para acessibilidade e atendimento adequado às pessoas com deficiência (PCD) ou mobilidade reduzida, conforme determina a lei n° 14.771/2024, que começou a valer desde março.

O que muda com a nova lei?

Com a lei da acessibilidade, cada supermercado deve ter ao menos 10 funcionários treinados para ajudar esses clientes.

Os funcionários terão as seguintes atribuições:

  • localizar os produtos para os clientes;
  • organizar itens nos carrinhos;
  • informar sobre preços;
  • informar sobre validade;
Informar sobre o peso.

Ajustes obrigatórios: atacadistas devem informar sobre direitos

Além da contratação dos novos funcionários, os atacadistas terão que instalar uma placa, comunicando o direito ao atendimento especializado.

Em caso de descumprimento da regra, a empresa deve pagar multas que variam entre:

  • R$ 2.000,00;
  • R$ 10.000,00 em casos de reincidência.

Como acionar o serviço?

O consumidor pode solicitar o suporte diretamente em um balcão identificado, onde um profissional treinado estará sempre disponível.

Em alguns estabelecimentos, também podem estar disponíveis recursos adicionais, como campainhas de chamada, facilitando o atendimento. Caso o serviço esteja ausente ou falho, recomenda-se buscar o gerente ou registrar reclamação nos canais da loja.

Fonte: A Tarde / Foto: Raphael Muller

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