[dropcap]E[/dropcap]quipes de busca por destroços do avião de passageiros da AirAsia, que caiu com 162 pessoas a bordo, identificaram quatro grandes partes da aeronave no mar. As informações foram dadas ontem pelo chefe da agência de busca e salvamento da Indonésia, Henry Bambang Soelistyo.


Quatro grandes partes de avião da AirAsia são localizadas


Um grande objeto foi localizado por um navio de busca na noite de sexta, e mais três na manhã de ontem. O maior deles tem cerca de 18 metros de comprimento. Uma força-tarefa multinacional de navios, aviões e helicópteros está vasculhando o norte do mar de Java e o litoral do sul de Bornéu para recuperar os corpos das vítimas e localizar os destroços do voo QZ8501 e seus gravadores de caixa-preta. O último balanço aponta que 30 corpos foram recuperados.


Pequenos pedaços da aeronave e outros destroços também foram encontrados, mas não houve nenhum sinal de gravações de voo cruciais - as chamadas caixas-pretas que os investigadores esperam que possam desvendar a sequência de eventos na cabine de comando durante os minutos finais do voo.


Segundo Henry Bambang Soelistyo, as equipes de busca tentam agora capturar imagens dos pedaços suspeitos para confirmar se são realmente partes do voo 8501. “Estou confiante de que são partes do avião da AirAsia”, afirmou Soelistyo. Também neste sábado, o Ministério dos Transportes da Indonésia anunciou que a AirAsia não tinha permissão para voar entre Surabaya e Cingapura no último domingo.


Em entrevista ao jornal Wall Street Journal, o porta-voz do ministro dos Transportes, J.A. Barata, disse que a companhia aérea possuía permissão para realizar voos diários nesta linha antes de outubro. Depois deste mês, contudo, havia permissão apenas para voos realizados nas segundas, terças, quintas e sábados. “Então a AirAsia cometeu uma violação na rota que foi dada a eles”, disse Barata.


Por consequência, os voos saindo de Surabaya foram suspensos na sexta. A AirAsia ainda não comentou a decisão. O resgate das vítimas e dos pedaços do avião é dificultado pelo mau tempo e pelas grandes ondas na região. A causa do acidente ainda não está clara, mas os indícios iniciais apontam que o mau tempo deve ter sido o fator responsável pela queda do avião.


Quatro grandes partes de avião da AirAsia são localizadas

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem