Depois de oito anos, o Brasil está novamente representado entre os três finalistas do prêmio Bola de Ouro da Fifa. Nesta segunda-feira, a entidade máxima do futebol anunciou os três jogadores que disputarão a honraria com Neymar, o primeiro indicado do país desde a conquista de Kaká em 2007.


Neymar fica entre finalistas, e Brasil volta a brigar por Bola de Ouro após oito anos


O atacante brasileiro do Barcelona brigará pelo prêmio de melhor jogador do mundo com seu companheiro Lionel Messi, vencedor de quatro Bolas de Ouro consecutivas (2009, 2010, 2011 e 2012), e do atual campeão Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que já tem três títulos (2008, 2013 e 2014).


Apesar de sete anos fora da briga, o Brasil segue como maior vencedor do prêmio, com oito títulos (três de Ronaldo, dois de Ronaldinho Gaúcho, um de Romário, um de Rivaldo e um de Kaká). Fora isso, o país ainda teve três vezes um jogador no segundo lugar (93, 97 e 98) e mais três em terceiro (00, 03 e 06).


Desde 2010, porém, ano em que o prêmio da revista francesa France Football foi unificado com o da Fifa, somente Messi ou Cristiano Ronaldo venceram. A melhor colocação de um brasileiro nesse período foi com o próprio Neymar, que acabou na quinta colocação em 2013, seu primeiro ano de Barcelona.


O principal nome do futebol brasileiro na atualidade aparece entre os 15 primeiros colocados da Bola de Ouro desde 2011. Em sua "estreia", foi décimo lugar; depois, 13º em 2012; quinto em 2013 (atrás de Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Franck Ribéry e Zlatan Ibrahimovic) e sétimo em 2014.


Há pouco mais de um mês, a Fifa divulgou uma primeira lista de finalistas, com 23 jogadores, escolhidos por um comitê da entidade e por um grupo da France Football. Já os três que disputam o prêmio, assim como o vencedor, são eleitos pelos votos dos capitães e técnicos das seleções nacionais e jornalistas.


Em 2015, o grande favorito a ficar com a Bola de Ouro é Messi, campeão do Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Uefa Champions League com o Barcelona. Com os quatro títulos que já tem, o argentino é recordista do prêmio, a frente dos tricampeões Zinedine Zidane e o próprio Cristiano Ronaldo.


Brasileiro no prêmio Puskas - Além do trio que concorre à Bola de Ouro, a Fifa também divulgou os finalistas aos demais prêmios da cerimônia de gala que ocorrerá, na Suíça, no próximo dia 11 de janeiro de 2016: melhor jogadora, melhores técnicos (masculino e feminino) e gol mais bonito.


O brasileiro Wendell Lira vai concorrer ao prêmio Puskas pelo gol marcado no Campeonato Goiano, no jogo entre Goianésia e Atlético-GO. Ele é um dos finalistas ao lado de Alessandro Florenzi (pelo gol marcado pela Roma contra o Barcelona) e Lionel Messi, (Barcelona, contra o Atlhetic Bilbao).


Entre os técnicos, estão entres os finalistas no futebol feminino Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos), Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão) e, no masculino, Pep Guardiola (Bayern de Munique), Luis Enrique (Barcelona) e Jorge Sampaoli (seleção do Chile).


Entre as mulheres, concorrem à Bola de Ouro Carli Lloyd (EUA), Aya Miyama (Japão) e Celia Sasic (Alemanha).


Neymar fica entre finalistas, e Brasil volta a brigar por Bola de Ouro após oito anos

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem