Entre os dias 24 e 26 de setembro, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura acompanhou as gravações da equipe do SBT no tocante ao projeto social da Filarmônica 2 de Janeiro e a rotina do maestro Celso Santos.



Antes, em contato com o secretário da Educação André Sampaio, a equipe solicitou que elegesse um jacobinense que ora desenvolva projetos sociais na cidade, o qual estaria transformando a vida de pessoas por meio da educação, seja ela na área esportiva, musical ou artística. A centenária Filarmônica 2 de Janeiro atualmente atende a mais de 100 alunos gratuitamente, além dos trabalhos desenvolvidos no Lar do Idoso, Povoado de Itapicuru, entre outras comunidades e instituições.



Para o maestro Celso Santos, ser escolhido para tal missão, faz com que lhe impulsione cada vez mais a dedicar-se a esse projeto que se tornou tão importante em sua vida. “Quero agradecer a Secretaria da Educação por nos dar a oportunidade de mostrar o trabalho promovido pela filarmônica. Essa parceria nos faz perceber ainda mais o quão a música é importante para esses jovens e o quanto ela tem mudado o comportamento deles nas unidades escolares” contou o maestro. Celso contou ainda que realiza esse trabalho voluntariamente e que o valor destinado mensalmente pela Prefeitura de Jacobina é usado para pagamento dos monitores e compra de material. “Essa foi minha escolha de vida, esse é o meu papel social” destacou.


Para o secretário da Educação André Sampaio, a música é um grande potencializador dos processos de ensino e de aprendizagem “além de ser um instrumento metodológico que permite o diálogo entre as diversas áreas de conhecimento, favorecendo progressivamente a criança, ao jovem e ao adulto a aproximação sucessiva ao objeto de conhecimento” contou o professor informando ainda que há como proposição o fortalecimento das fanfarras, bandas maciais e filarmônicas fomentando uma maior participação dessas instituições nas manifestações locais e até nacionais.


[gallery columns="1" link="file" size="large" ids="62097,62098"]

Ascom Semec/PMJ

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem