Um grupo formado por 20 estudantes, que fazem os cursos técnicos de nível médio no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Bahiano Professora Felicidade Jesus Magalhães (CEEP), localizado em Jacobina, deram um novo visual à unidade de ensino. Através do projeto Grafitaê, eles expressaram suas ideias nos muros do CEEP através da técnica e da arte do grafite.



Para a realização das intervenções artísticas, os alunos participaram de uma roda de conversa para discutir sobre os temas a serem retratados como: “Valorização da mulher negra”, “Cultura de paz” e “Preconceito”. Além disso, numa oficina criativa, eles tiveram a oportunidade de criar os desenhos a serem grafitados. A atividade teve como instrutores os grafiteiros profissionais Cícero Matos e Iuri Silva.


Jessiane de Souza, 19, que faz o curso técnico em Administração, afirma que o projeto despertou sua criatividade já aguçada para as artes visuais. “Ter participado do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) contribuiu para que eu pudesse grafitar de forma mais criativa. Meu desenho retrata a liberdade da mulher negra na sociedade”, comenta.



Já para o estudante José Aparecido, 22, do curso técnico em Informática, esta foi a segunda experiência com o grafite. “Por já conhecer a técnica do grafite, ficou mais fácil de expressar a minha opinião através da arte. Grafitei desenhos de cantores da Música Popular Brasileira como Carlinhos Brown e Negra Li e estou realizado em poder contribuir para embelezar e preservar o patrimônio do CEEP”, revela.


Ascom Sec. Educação da Bahia / Fotos: Divulgação

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem