Apesar dos festejos para Iemanjá começar a partir das 5h de sexta-feira, 2, alguns fiéis lotaram o Rio Vermelho nesta quinta, 1º, e já começaram a entregar as oferendas para a Rainha do Mar. A programação foi antecipada por alguns devotos, como Flávia Cristina Oliveira, 42 anos, que é moradora do Canela e foi andando de casa para antecipar a entrega de flores por um motivo especial.



“Venho desde criança nos dias 1º e 2 de fevereiro. Minha mãe era muito devota de Iemanjá e a gente sempre acompanhava ela. São dois anos do falecimento dela e eu resolvi dar continuidade a essa tradição na família e vim, além de pedir proteção, homenagear a Rainha do Mar”, disse, emocionada, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação (Agecom).


A procissão para a entrega do presente principal e dos cerca de 600 balaios dos milhares de devotos será às 15h30. O encerramento da festa religiosa acontece às 18h, mas a parte profana deve terminar por volta das 22h, quando os equipamentos sonoros começarão a ser desligados. O presente principal – ainda mantido em segredo pela Colônia de Pescadores Z1 - será celebrado por uma uma alvorada de fogos de artifício no início da manhã.


A festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador, onde devotos entregam presentes para Iemanjá, a rainha dos mares.


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem