A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) apresentou uma proposta para reabertura do Hospital Regional Vicentina Goulart, em Jacobina, nesta quinta-feira (15). Desativada desde 2013, a unidade de saúde teve seu perfil de atendimento redesenhado por técnicos da Sesab, tomando como base as necessidades da região e discussões com gestores da região do município.



Com a reativação dos serviços da unidade, a estimativa é que o Governo do Estado faça um investimento de cerca de R$3,2 milhões por ano. De acordo com, Fábio Vilas-Boas, o secretário da Saúde do Estado, há total disponibilidade para que a proposta vá a frente e que o hospital seja de fato reaberto. "O governador Rui Costa determinou que a situação da saúde de Jacobina fosse resolvida e que o hospital fosse reaberto", disse o Secretário.


Os 76 leitos do Hospital Regional Vicentina Goulart servirão como retaguarda clínica, cirúrgica e pediátrica para o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho e para as UPA 24 Horas de Jacobina e Capim Grosso, com acesso regulado pela Central Estadual de Regulação.


O hospital será também referência para os traumas ortopédicos de média complexidade, principalmente as fraturas fechadas de pacientes que não apresentem comorbidades, que demandem procedimentos cirúrgicos programados. Além das cerca de 570 internações por mês nas áreas de clínica geral, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, o hospital será, ainda, referência para cirurgias eletivas, nas sub-especialidades de cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia e colo-proctologia.


A unidade deverá oferecer também assistência ambulatorial, com realização de consultas médicas especializadas e de outros profissionais de nível superior, a usuários egressos da própria unidade após tratamento cirúrgico e para pacientes referenciados pela Secretaria Municipal de Jacobina para avaliação cirúrgica, realização de pré-operatório e agendamento do procedimento.


Fonte: Bahia Notícias / Foto: Jacobina Notícias

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem