Ultimamente, a mídia divulgou a informação que o Facebook poderia estar violando as regras de privacidade acessando os dados pessoais dos usuários. No entanto, um especialista em computação revela que o Google aparentemente sabe muito mais sobre seus usuários.

Um especialista em informática lançou a luz sobre as atividades do Google após a descoberta do caso Facebook e Cambridge Analytica.

Para descobrir o que "conhecem" o Facebook e o Google sobre nós, o especialista irlandês Dylan Curran decidiu baixar os arquivos com seus dados guardados por ambos os serviços. Os dados do Facebook resultaram na composição de um arquivo de 600 Mb, ou seja, equivalente a cerca de 400.000 documentos do Word.

No entanto, este número considerável fica na sombra dos dados da Google, que somaram cerca de 5,5 GB, ou quase três milhões de documentos do Word.

Curran decidiu explicar em seu Twitter quais são as informações pessoais que a gigante da computação pode ter. Assim, os serviços da Google retêm informações sobre cada lugar visitado, cada página da web que você viu e até mesmo mantém os arquivos excluídos da sua conta do Google Drive.

Que informações a Google coleta?

O especialista informou que a Google usa os dispositivos móveis para gravar em segundo plano os movimentos do usuário e ainda tem as informações sobre quanto tempo duraram suas viagens de um ponto para outro.

Para saber que informações a Google tem sobre seus movimentos, clique aqui.

Além disso, a gigante da informática dispõe dos dados sobre suas paixões e hobbies e poderia calcular seu possível peso e salário.

Para mais, se usa o calendário da Google, a empresa mantém os dados detalhados sobre eventos nos quais planejou participar e se o fez, julgando pela posição geográfica.

Para acessar o histórico do seu calendário, você precisa baixar a cópia das informações da sua conta.

Tenha em mente que o arquivo pode ser grande e provavelmente levará muito tempo para ser baixado.

Depois de usar o serviço Google Drive, o sistema também mantém todos os arquivos carregados, mesmo que o usuário os exclua. Esses dados também estão disponíveis no histórico da conta.

Como o Google é basicamente um mecanismo de pesquisa, ele obviamente mantém o histórico de pesquisas. Aparecem todas as informações sobre as pesquisas e até mesmo as imagens baixadas e sites visitados. Deve-se notar que tudo o que é pesquisado na rede permanece no sistema, até quando o usuário o exclui.

Para excluir completamente seu histórico de pesquisa, é necessário excluir os dados do MyActivity em todos os dispositivos.

Além disso, a Google analisa os dados para adivinhar o que pode interessar a um determinado usuário. Para fazer isso, o sistema examina vários fatores, incluindo a posição geográfica, o sexo e a idade.

Analisando as informações, a Google tenta mostrar a publicidade que poderia interessar a um determinado internauta.

Para ver suas preferências de publicidade, clique aqui.

A Google também registra as informações sobre os aplicativos que o usuário usa. Isso também pode incluir as informações às quais os próprios aplicativos têm acesso. Ou seja, caso se trate do Facebook, podem aparecer informações sobre as conversas que o usuário mantém.

E se, por exemplo, for um aplicativo que ajuda a regularizar a programação do sono, a Google pode saber quando você se levanta e vai para a cama.

As informações sobre os aplicativos usados podem ser encontradas aqui.

Além disso, se você usar o Google Fit para planejar suas atividades físicas, a Google poderá armazenar dados sobre o sucesso de seus esportes nas informações da sua conta.

Se você costuma assistir a diferentes vídeos no YouTube, o histórico da sua pesquisa também permanece no sistema da Google. Tal informação, por sua vez, pode muitas vezes revelar muitas informações sobre o usuário, como suas opiniões religiosas e políticas.

A história da sua atividade no YouTube  está disponível aqui.

Como já foi observado pelo especialista, a Google "lembra" todas as imagens que o usuário pesquisou e de que fez download. Mais do que isso, as fotos tiradas pelo usuário são preservadas no sistema — até mesmo o local onde a imagem foi feita é conhecido. 

Com informações do Sputnik
Postagem Anterior Próxima Postagem