“As reservas mundiais de petróleo e gás, em grande parte, estão situadas em reservatórios constituídos por rochas carbonáticas. No Brasil, essas rochas estão assumindo importância crescente considerando a maturidade exploratória dos reservatórios mais rasos e a necessidade de exploração dos mais profundos, como o pré-sal. Sabendo da importância dessas rochas, que ocupam um extenso volume da crosta terrestre, organizamos este curso a fim de aprofundar saberes a respeito do assunto”, explica a doutoranda em geologia Naedja Pontes, coordenadora da iniciativa e profa. do IFBA.

Com o título “Rochas carbonáticas: composição e classificação”, a formação terá três turmas, com aulas entre abril e julho. Ao todo estão sendo oferecidas 36 vagas, destinadas tanto à comunidade IFBA quanto à sociedade em geral, sobretudo profissionais e estudantes desse ramo do conhecimento.

Os encontros acontecerão no turno vespertino, das 13h30 às 17h30, tendo carga horária de 10h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente no setor de Protocolo do campus, situado na Av. Centenário, 500, Nazaré, no período de 21 a 28 de março.

O projeto ainda conta com parceria da professora Talita Gentil e dos técnicos dos laboratórios de mineração e química do Campus Jacobina, Mateus Cortês e Vanessa Santos, respectivamente, além de sete estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente de mineração.

Ao longo do processo formativo, será confeccionada miniapostila sobre a identificação dos minerais. Também há previsão para a escrita de artigos visando à participação em congressos científicos. Mais informações em (74) 3621-8708 I extensao.jac@ifba.edu.br 

Turma I (12 vagas) - 4 e 5 de abril

Turma II (12 vagas) - 24 e 25 de maio

Turma III (12 vagas) - 26 e 27 de julho

Ascom IFBA Jacobina
Postagem Anterior Próxima Postagem