Apresentar e trocar experiências foi o escopo do painel Tornando Equitativo o acesso à água uma prioridade. A programação faz parte do 8º Fórum Mundial da Água, que reúne diversas autoridades em Brasília nesta semana. Prefeitos de três Municípios brasileiros palestraram e relataram suas práticas enquanto gestores locais.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema (MG), Julvan Lacerda, foi o primeiro a falar. Na oportunidade, o gestor relatou a situação do Município, que enfrentou problemas com a falta d'água. Além de contar o difícil trajeto que enfrentou pela falta d’água histórica no Município, Lacerda comemorou a atual situação de sua cidade.

“Hoje eu tenho água na minha cidade para abastecer quatro do mesmo porte. Há cinco anos eu não tinha como abastecer nem a minha”, afirmou. “Nós, como gestores públicos, devemos conscientizar a nossa população da importância da água. Precisamos proteger esse bem vital e essencial que é a água”, reforçou.

O prefeito de Jacobina (BA), Luciano Pinheiro, destacou, na ocasião, a necessidade de consórcios intermunicipais para a gestão da água. “Se não houver essa união dos Municípios por meio de consórcios fica difícil um avanço”, alertou. Pinheiro também falou da importância de se investir em educação ambiental. “Estamos criando uma nova geração mais consciente das questões ambientais”, disse.

Um onda de emoção tomou conta dos participantes do painel quando a prefeita de Canindé (CE), Rosário Ximenes, contou a história de superação do Município, que historicamente sofre com a seca. Segundo ela, não poderia ter momento melhor para tratar esse assunto. “Nesse Fórum Mundial da Água, preciso reivindicar que nossa cidade é uma das mais carentes no que diz respeito à falta d'água. No meu Município, já faltou água para atender às necessidades mínimas da população”, lamentou. Após sua fala, a gestora mostrou um vídeo com relatos da população sobre o quanto as medidas adotadas pela prefeitura melhoraram a qualidade de vida da população.

O prefeito do Município de Coroaci (BA), Jadson Galvão, foi o relator da plenária. Após as apresentações, ele fez um breve resumo de todas as ações e experiências contadas pelos gestores municipais.

Por fim, foi aberto um espaço para debate onde os participantes, brevemente, puderam expressar suas opiniões, perguntas e sugestões. A programação do Fórum segue até o dia 23 de março em Brasília.

Jacobina 24 Horas
Postagem Anterior Próxima Postagem