Valdemir de Jesus dos Santos, de 53 anos, que estava internado após ser diagnosticado com a síndrome de Guillain-Barré, teve uma parada cardiáca e morreu na noite de sexta-feira (11). A informação foi confirmada por familiares.

O homem estava internado há quase um mês no Hospital Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. Ainda segundo familiares, Valdemir foi enterrado na tarde deste sábado (12) no Cemitério Piedade.

Valdemir estava em estado grave. Ele foi internado no dia 18 de abril. Não se sabe se o paciente teve zika antes de ter a síndrome.

A síndrome de Guillain-Barré é uma doença neurológica que causa fraqueza muscular e paralisia nos membros superiores e inferiores - braços e pernas. Alguns casos ocorrem após contaminação com o vírus da zika - doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. O tratamento é realizado com doses de imunoglobulina, e é preciso muito cuidado com o paciente, por isso a necessidade da UTI.

Denúncia

Valdemir estava internado em estado grave e deveria estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para receber o tratamento adequado desde quando chegou na unidade de saúde, conforme denunciaram os familiares.

Ainda segundo pessoas da família de Valdemir, quinze dias após a internação, ele estava em coma induzido, sedado, porque sentia muitas dores. O paciente já tinha começado o tratamento para a síndrome, mas até o dia 2 de maio, ainda não havia sido transferido para uma UTI.

Em nota, o hospital informou que a sala de enfermaria foi adaptada para que o paciente fosse atendido, e que ele recebeu toda a assistência necessária. A direção do hospital também informou que todos os leitos de UTI estvam ocupados, mas que estava tentando fazer a regulação para que o paciente fosse transferido para outra unidade.

Fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem